Evento faz crianças desfilarem em shopping para serem adotadas e causa polêmica

Com objetivo de “dar visibilidade a crianças e adolescente de 4 a 17 anos que estão aptas para adoção”, a 'Adoção Passarela' realizado nessa terça-feira (21/05) no Pantanal Shopping, em Cuiabá-MT, tem ganhado repercussão na internet. As informações são do Claudia/Abril.

O evento foi realizado pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) em parceria com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara).

A ideia foi amplamente criticada na Internet e reprovada. Muitos alegaram que o desfile expõe as crianças como “mercadoria”.

O ex-candidato à presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos, se posicionou no Twitter e considerou o desfile uma “perversidade inacreditável”.

A exposição das crianças foi bastante criticada na internet por internautas que cobram providências por parte do Ministério Público e do Conselho Tutelar.

A assessoria do evento diz que na primeira edição o evento foi bem recebido e só neste ano recebeu críticas. Conforme comunicado, órgãos competentes aprovaram a doação e foi sucesso do evento.

O Pantanal Shopping divulgou nota em que repudia a objetificação de crianças e adolescentes. Leia o comunicado na íntegra: 

“O Pantanal Shopping informa que repudia a objetificação de crianças e adolescentes e esclarece que o único intuito em receber a ação foi contribuir com a promoção e conscientização sobre adoção e os direitos da criança e adolescente com palestras e seminários conduzidos por órgãos competentes que possuem legitimidade no assunto. O shopping afirma que a ação foi promovida pela Associação Mato Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e reitera que o evento contou ainda com o apoio do Ministério Público do Estado do Mato Grosso, Poder Judiciário do Estado do MT, Governo Estadual do MT, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, Sindicato dos Oficiais de Justiça, Associação Nacional do Grupo de Apoio à Adoção e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.”
Evento faz crianças desfilarem em shopping para serem adotadas e causa polêmica