-->

Barragem do Rio Cocó é a 5ª a sangrar no Estado em 2019

A barragem do Rio Cocó, no conjunto Palmeiras, em Fortaleza, sangrou neste domingo (24). É a 5ª barragem do Estado a sangrar em 2019, segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O reservatório atingiu 100% da capacidade após a chuva de 120,3 mm que atingiu a Capital entre as 7h do sábado (23) e as 7h deste domingo.

O açude Maranguapinho, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, sangrou no sábado (23) e, antes dele, o Germinal, no município de Palmácia; o Tijuquinha, em Baturité; e o São José, na cidade de Boa Viagem, também chegara aos 100% da capacidade. Oito açudes estão com volume acima de 90%.

Com capacidade máxima de armazenamento de mais de 5 milhões de m³, a barragem do Rio Cocó foi construída para conter o excedente de água no período mais intenso da quadra chuvosa na Capital, evitando alagamentos em bairros vulneráveis. No total, o investimento foi da ordem de R$ 105 milhões.

Maiores açudes têm situação crítica

Apesar da boa notícia, os principais açudes do Ceará seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza, tem apenas 3,49% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,39% do volume máximo e corre o risco de chegar ao volume morto neste ano.

Apesar da gravidade da situação, há motivos para ter esperança. Em janeiro, o Ceará estava com 42,03% do seu território sem seca relativa. O cenário é o melhor a o Estado desde que a situação da seca do Nordeste começou a ser monitorada regularmente, em julho de 2014.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a área sem seca era de 7,55%, em dezembro de 2018, o que representa uma diferença de 34,48% em comparação com o mês passado. Em relação a janeiro do ano passado, a situação é ainda mais positiva, pois há um ano o Ceará não apresentava nenhuma porção do seu território sem seca.

Chuvas em fevereiro já superam média histórica

Barragem do Rio Cocó é a 5ª a sangrar no Estado em 2019
O sangramento de reservatórios está relacionado aos bons volumes de chuva no Ceará. Neste mês de fevereiro, o primeiro da quadra chuvosa, o acumulado de precipitações é de 145,4 milímetros, número 22,5% maior que a média histórica para o período no Estado. Os dados são preliminares e pode sofrer alterações.

Entre o sábado (23) e este domingo (24), choveu em pelo menos 116 municípios do Estado. O destaque foi São Gonçalo do Amarante, no Litoral Oeste do Estado, onde foram registrados 125 mm. Neste mesmo período, também fi registrada a maior chuva do ano em Fortaleza, com 120,3mm, segundo a Funceme.
Fonte DN

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato