-->

Acaraú registra 80 mm de chuvas e Fortaleza, 20 mm, aponta Funceme

Pelo menos 103 cidades cidades do Ceará registraram chuvas entre as 7h de de quinta-feira (21) e as 7h da manhã de sexta-feira (22), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 9h48. Três açudes estão cheios.

Acaraú, na Região Norte do Estado, teve 80 milímetros, a maior precipitação do estado. Destacam-se também os municípios São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 60,23; Ibaretama, Região Central do Estado, 57,54 milímetros e Barbalha, na Região do Cariri com 55,85.

Ruas alagadas em Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte choveu 42 milímetros. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores ficaram impossibilitados de sair de casa. Já em Graça, na Região da Ibiapaba, com as chuvas dos últimos dias, o Rio do Urubu, na localidade de Barro Vermelho, encheu e voltou a ser atração turística do município. E na cidade de Iguatu, no Centro-Sul amanheceu com chuva nesta sexta-feira. Avenida Carlos Roberto Costa, uma das principais vias de acesso da cidade ficou alagada.

Grande Fortaleza

Acaraú registra 80 mm de chuvas e Fortaleza, 20 mm, aponta Funceme
Em Fortaleza, houve chuva, mas em pouca quantidade. Foi registrada precipitação de 20 milímetros no posto pluviométrico de Messejana. A maior média registrada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ocorreu em Caucaia, com 40 mm.

Condições favoráveis para chuva

O Ceará segue com condições favoráveis a chuvas para os próximos dias. De acordo com os meteorologistas da Funceme, desta sexta até o próximo domingo, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões.

As precipitações são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está próximo à costa do Ceará. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), também colabora para nebulosidade e, consequentemente, precipitações.

Situação dos açudes

O Ceará possui três açudes que estão com 100% do volume. O Açude São José I, na cidade de Boa Viagem, o Açude Germinal, em Palmácia e Açude Tijuquinha, em Baturité. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,48% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,39% do volume máximo.
Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros

808060,260,257,257,255,855,852,452,45151515151514949AcaraúSão Gonçalo do AmaranteIbaretamaBarbalhaArneirozQuixadáGranjaIguatuAquiraz

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato