Acaraú registra 80 mm de chuvas e Fortaleza, 20 mm, aponta Funceme

Pelo menos 103 cidades cidades do Ceará registraram chuvas entre as 7h de de quinta-feira (21) e as 7h da manhã de sexta-feira (22), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 9h48. Três açudes estão cheios.

Acaraú, na Região Norte do Estado, teve 80 milímetros, a maior precipitação do estado. Destacam-se também os municípios São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 60,23; Ibaretama, Região Central do Estado, 57,54 milímetros e Barbalha, na Região do Cariri com 55,85.

Ruas alagadas em Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte choveu 42 milímetros. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores ficaram impossibilitados de sair de casa. Já em Graça, na Região da Ibiapaba, com as chuvas dos últimos dias, o Rio do Urubu, na localidade de Barro Vermelho, encheu e voltou a ser atração turística do município. E na cidade de Iguatu, no Centro-Sul amanheceu com chuva nesta sexta-feira. Avenida Carlos Roberto Costa, uma das principais vias de acesso da cidade ficou alagada.

Grande Fortaleza

Acaraú registra 80 mm de chuvas e Fortaleza, 20 mm, aponta Funceme
Em Fortaleza, houve chuva, mas em pouca quantidade. Foi registrada precipitação de 20 milímetros no posto pluviométrico de Messejana. A maior média registrada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ocorreu em Caucaia, com 40 mm.

Condições favoráveis para chuva

O Ceará segue com condições favoráveis a chuvas para os próximos dias. De acordo com os meteorologistas da Funceme, desta sexta até o próximo domingo, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões.

As precipitações são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está próximo à costa do Ceará. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), também colabora para nebulosidade e, consequentemente, precipitações.

Situação dos açudes

O Ceará possui três açudes que estão com 100% do volume. O Açude São José I, na cidade de Boa Viagem, o Açude Germinal, em Palmácia e Açude Tijuquinha, em Baturité. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,48% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,39% do volume máximo.
Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros

808060,260,257,257,255,855,852,452,45151515151514949AcaraúSão Gonçalo do AmaranteIbaretamaBarbalhaArneirozQuixadáGranjaIguatuAquiraz