Chove em mais de 70 cidades do Ceará; Granja registra 100 mm

A cidade de Granja, na Região Norte do Ceará, registrou os maiores números de chuva do Estado. O estudo é da da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizado entre as 7h de segunda-feira (7) e as 7h desta terça-feira (8). Em Fortaleza, foram 7,6 mm no Posto da Água Fria.

Ainda de acordo com o órgão, desde segunda-feira, choveu em pelo menos 71 cidades do Ceará. Na lista das maiores precipitações do dia aparecem, logo após Granja, Viçosa do Ceará, com 85,4 mm; Icó, com 59 mm; Graça, com 48 mm; Ibiapina, com 40 mm; Paramoti, com 40 mm e Icó, com 39 mm.

Maiores chuvas por posto no dia:
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 100.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 85.4 mm
Icó (Posto: Ico) : 59.0 mm
Tianguá (Posto: Pindoguaba) : 55.0 mm
Graça (Posto: Graca) : 48.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 40.0 mm
Paramoti (Posto: Assentamento Papel) : 40.0 mm
Russas (Posto: Sitio Campo Limpo) : 34.7 mm

Chuvas nos próximos dias

Em análise realizada pela Funceme, observa-se a continuidade da atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), porém, outros fatores deverão contribuir para precipitações nos próximos dias.

Chove em mais de 70 cidades do Ceará; Granja registra 100 mm
Apesar da contribuição do VCAN nos últimos dias, ele deve dissipar-se já nesta terça (8), deixando de influenciar nas condições de tempo no Estado. 

No entanto, análises apontam para influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) devido a uma maior proximidade desse sistema ao norte do Nordeste no decorrer da semana, o que contribuirá para ocorrência de precipitações.

Diante do atual cenário, a Funceme prevê, para terça-feira (8) e quarta-feira (9), a tendência é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões.