-->

Transposição: obras do Eixo Norte serão entregues até o dia 28

O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, garantiu que as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), que trará água do "Velho Chico" até o Ceará, serão entregues entre os dias 26 e 28 deste mês. Por isso, no último dia 6, foram liberados mais R$ 43 milhões para a continuidade das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que conduzirá o recurso hídrico até a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Mesmo com a inauguração batendo na porta, o "eixo emergencial" da obra estadual deverá estar pronto.

Apesar da inauguração neste mês de dezembro, a expectativa é que a água chegue ao solo cearense no fim de fevereiro ou em meados de março de 2019, pois os reservatórios de Negreiros, em Salgueiro (PE), e de Jati no município homônimo, deverão ficar cheios em três meses. De lá, a vazão será captada pelos CAC e transportada pelos Lotes 01, 02 e 05 da obra, no chamado "eixo emergencial", que percorre 53 km, até seguir pelo Riacho Seco, em Missão Velha. Deste, seguirá pelo Rio Salgado, fluindo até o Açude Castanhão que, pelo Eixão das Águas, abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O diretor de Águas Superficiais da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Antônio Madeiro Lucena, explica que a vazão disponibilizada será de 12m³/s, o suficiente para suprir a demanda da RMF, caso seja ininterrupta. Até o dia 6 de dezembro, o "eixo emergencial" do CAC apresentava 96% de avanço físico. "Acredito que dará (para receber as águas do Pisf) tranquilo. A água vai chegar de fevereiro a março. No final de dezembro, praticamente terminam", explica.

"Nosso emergencial está pronto. Os túneis estão todos prontos. A parte do Lote 2 estava com 90%, mas é muito pouca coisa", diz. Segundo Lucena, as chuvas neste período de pré-estação chuvosa não vão atrapalhar o cronograma, mas a equipe do Diário do Nordeste, que visitou as obras no dia 6 de dezembro, constatou que muitos serviços foram interrompidos em Missão Velha. "Mas não tem mais serviço de terraplanagem", afirma.

Com 149,85 km de extensão, o primeiro trecho do CAC está dividido em cinco lotes, e encontra-se com 60,03% de execução. Contudo, ainda estão em atividade os lotes 01, 02, 03 e 05, em razão da disponibilidade de verba pela União e na celeridade de entrega do "eixo emergencial". Ao todo, 1.427 pessoas trabalham na obra estadual.

Etapas

O Lote 01 está com 95% de avanço físico, tendo 33,41 km de canais e 5,24 km de sifões, com previsão pra ser concluído em abril de 2019. Já o Lote 02, que concentra maior parte de trabalhadores (811) e equipamentos (311), encontra-se com 81% das obras realizadas, que devem ser finalizadas em junho do ano que vem. O Lote 03 está com 22,9% de avanço físico e foi, recentemente, reiniciado. Já o lote 04, atinge 4,26%, mas está paralisado e sem previsão de retorno. Por fim, o Lote 05, que é constituído de nove túneis e canais, já atinge percentual executivo de 97% e deve ser concluído também em abril de 2019.

Transposição: obras do Eixo Norte serão entregues até o dia 28
No "eixo emergencial" há equipes trabalhando em todos os setores. Inclusive, um dos funcionários admitiu que o recesso para as comemorações das festas de fim de ano será encurtado para que o CAC esteja pronto para receber as águas do "Velho Chico" quanto antes. Dentre os setores mais complexos, o Túnel Veneza, maior da obra, já foi concluído. A alguns metros do seu desemboque fica o dissipador de descarga do "eixo emergencial", que também está finalizado e recebe alguns acabamentos.

No Lote 02, que concentra a maior parte do trabalho, quase todo o aterro e os sifões foram concluídos. Restam poucas atividades de escavação obrigatória, revestimento do canal e estrutura de concreto. Por outro lado, pouco mais da metade das obras de drenagem foi finalizada.  Fonte DN

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato