-->

Com cenário de chuvas ainda indefinido, situação hídrica no Ceará preocupa

No Ceará, o período chuvoso se concentra entre os meses de fevereiro e maio. Antes e depois desse período, são as chuvas fora da estação. Até agora, não existe definição se as precipitações serão boas em 2019.

Com um cenário de chuvas indefinido para o próximo ano, a situação hídrica cearense preocupa. A maiorias dos reservatórios está com volume de água bem abaixo da capacidade de armazenamento.

A situação hídrica do estado não é confortável, apesar de um pouco melhor em relação ao mesmo período do ano passado, quando os reservatórios cearenses estavam com 7,14% de água. Os 155 açudes monitorados pela Cogerh estão com 11,2% da capacidade total de armazenamento.

A maioria, 101 reservatórios, acumula menos de 30% de água. O Orós tem 6,1% da capacidade de água. O cenário é ainda mais complicado no Castanhão, que está com 4,8% de armazenamento, acumulando 322 milhões de m³ de água.

Na Região Metropolitana, o nível de armazenamento chegou a 22,6% da capacidade. Uma das soluções para aumentar a segurança hídrica seria a conclusão do Projeto de Transposição do São Francisco. A água estava prevista para chegar ao estado este ano, mas a data foi adiada para 2019.
Com cenário de chuvas ainda indefinido, situação hídrica no Ceará preocupa

Veja mais detalhes no vídeo do Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro/SBT: 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato