Um professor universitário cearense foi encontrado morto entre as cidades de Cláudia e União do Sul, interior do Mato Grosso. A vítima, identificada como Francisco Moacir Pinheiro Garcia (53), estava desaparecida. O corpo foi encontrado no fim de semana, mas identificado apenas na quinta-feira (20) no Instituto Médico Legal (IML). A Polícia acredita se tratar de latrocínio.
Um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento foi feito na terça-feira (18) pelo amigo. Antes disto, ele mandou mensagens e ligou para a vítima. Uma pessoa respondeu com erros de português. A foto de perfil do WhatsApp também foi excluída e o carro da vítima não estava na casa onde ele morava.
As investigações apontam que o professor tinha uma consulta agendada esta semana, mas o atendente informou que a vítima teria pedido para remarcar, alegando uma viagem e problemas pessoais. Ainda na semana, a família recebeu uma mensagem onde Francisco dizia que iria para a consulta. Para Polícia Civil, isto indica que alguém utilizava o celular do professor.
A vítima lecionava na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Formado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorando pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o docente ensinava nos cursos de Enfermagem, Medicina, Agronomia e Engenharia Florestal.
Leia a nota da UFMT sobre a morte do professor:
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lamenta o falecimento do professor Francisco Moacir Pinheiro Garcia. O docente, que tinha 53 anos, era lotado no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) do Câmpus de Sinop. Ainda não há informações sobre o velório. Devido ao ocorrido, a Pró-reitoria do Câmpus emitiu portaria decretando três dias de luto.
O professor ingressou no corpo docente da UFMT em julho de 2008 e ocupava o cargo de assistente II. Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da UFMT no Câmpus de Sinop e doutorando pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e ministrava as disciplinas de Biossegurança e Saúde Ocupacional no curso de Enfermagem, Medicina do Trabalho no curso de Medicina e Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.
Itens relacionados:
POLICIA