Um técnico de enfermagem foi agredido neste sábado (17), dentro do Hospital Regional Dr. Pontes Neto (HRDPN), em Quixeramobim, por um homem que acompanhava uma paciente na unidade de atendimento. A vítima tentou defender outra funcionária que era agredida verbalmente pelo homem. A situação foi controlada por outros colaboradores que afastaram o suspeito.
De acordo com a vítima, o agressor estava com a mãe e o irmão, vereador da cidade. A mulher recebia um atendimento de rotina, quando a enfermeira pediu que o acompanhante pegasse um copo de água para a paciente tomar com um remédio prescrito minutos antes pelo médico plantonista. "Eu estava próximo e peguei a água, mas a gente orienta que o acompanhante faça isso. Nisto ele [agressor] gritou com a funcionária e invadiu uma área restrita, me empurrando e me agredindo", conta o técnico, que antes reforçou sobre como o acompanhante deveria ter procedido.
Maqueiros que estavam no hospital perceberam a confusão e seguraram o agressor, que ainda conseguiu se soltar, chutar o funcionário e correr. Ele foi contido pela Polícia Militar, que o encaminhou à delegacia, onde prestou esclarecimentos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.
O técnico foi socorrido e passa bem. A vítima sofreu uma lesão no olho e recebeu atestado médico. Um boletim de ocorrência deve ser feito na segunda-feira (19), na Delegacia de Quixadá.
Conforme o relato do funcionário, o hospital não dispõe de segurança própria. Outros casos de agressão já teriam acontecido na unidade. "Todo dia algum funcionário é ameaçado. Está virando rotina", conta.