-->

Quixeré recebe terceira edição do “aBarca” com oficinas de dança, teatro e música

A terceira ação do programa aBarca – Travessias do Porto acontecerá no município de Quixeré no início de dezembro, com oficinas gratuitas de dança, teatro e música. Criado em 2017, o Programa aBarca visa democratizar o acesso à arte proporcionando vivências artísticas, oficinas, palestras, performances e aberturas de processos de modo a multiplicar e promover um maior alcance das ações do Porto Iracema das Artes.

As cidades de Paracuru e Quixadá, no interior do Estado, também receberão a terceira edição do Programa aBarca –Travessias do Porto, com seis formações gratuitas em música, teatro e dança entre os dias 19 e 25 de novembro e nos dias 8 e 9 de dezembro. 

A ideia é criar aproximações e encontros entre os diversos projetos artísticos desenvolvidos na Escola e os que já existem nas cidades que receberão o aBarca, fortalecendo assim a rede de formação em cultura espalhada por todo o Ceará. Como o próprio nome diz, o objetivo é abarcar outros artistas, comunidades e projetos culturais que pulsam para além da Capital. Nesta edição, o Porto tem como parceiros a Escola de Dança de Paracuru, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, a Escola de Música de Paracuru, a Trupe Motim de Teatro, a Companhia de Dança Rastro e a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Quixeré.

Dezembro

Quixeré – A atriz e bonequeira Maria Vitória ministrará a oficina “Quem é o dono da voz? – Caminhos para um corpo-voz na perspectiva do teatro de bonecos” nos dias 8 e 9 de dezembro, das 14h às 20h, na sede da Secretaria de Cultura de Quixeré. A formação tem o foco no trabalho de voz que o teatro de bonecos exige para o artista manipulador. Para isso, os corpos envolvidos (do boneco e do ator) são convocados ao trabalho. O encontro acontece ao aproximar a trajetória da professora Maria Vitória com o trabalho já desenvolvido pelos artistas do município da região do Jaguaribe e proximidades. São ofertadas 15 vagas, preenchidas por ordem de chegada.
Maria Vitória

Sobre a artista

Maria Vitória se dedica ao fazer teatral desde a década de 1990. Tem conquistado seu espaço no cenário artístico como atriz, bonequeira, diretora e dramaturga. A artista iniciou sua trajetória no Grupo Formosura de Teatro e em paralelo atua como diretora e atriz no Grupo Terceiro Corpo. Desde o ano de 2003 investiga possíveis treinamentos para o ator-criador e atualmente desenvolve uma pesquisa a partir do diálogo entre teatro, dança e teatro de bonecos. Os resultados de suas pesquisas são compartilhados através dos grupos com os quais teve ou tem contato, por via de cursos e oficinas de teatro, trabalhos acadêmicos e através de seus espetáculos teatrais. Durante mais de duas décadas, essa artista cearense, vem se dedicando de forma ininterrupta ao fazer artístico. Sempre em uma atitude de resistência de ter a arte como única atividade profissional.

Porto Iracema leva seis oficinas de música, teatro e dança ao interior do Ceará

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato