-->

Guerra de facções provoca madrugada de terror em Caucaia

A guerra entre as facções se acirrou após morte de traficante do CV

Do Jornalista Fernando Ribeiro
A guerra entre facções criminosas em Caucaia teve mais um capítulo de violência na madrugada desta quarta-feira (28), quando bandidos entraram novamente em confronto. Moradores de um condomínio residencial passaram por momentos de pânico e não conseguiram dormir. A PM cercou a área e, já no começo da manhã uma arma de grosso calibre que seria dos criminosos foi localizada no Parque Potira: um fuzil modelo AR-15, de fabricação americana.

O confronto da madrugada de hoje aconteceu a poucos metros do Conjunto Residencial José Lino da Silveira, construído através do programa federal Minha Casa, Minha Vida, e localizado no Distrito de Jurema. Durante toda a madrugada, disparos de armas de grosso calibre foram ouvidos na região. Contudo, até agora, não há notícias de pessoas feridas ou mortas.

A guerra travada entre as facções Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) vem causando pânico e mortes em, pelo menos, quatro comunidades do Município de Caucaia há três semanas. Em bairros como Conjunto Araturi, Conjunto Metropolitano (Picuí), Parque Potira e no Distrito de Jurema, a disputa de território entre traficantes e “soldados” das facções já deixou, ao menos, 14 mortos em duas semanas.

O fuzil foi apreendido com um jovem identificado como Anderson da Silva Moreira, 23 anos, que já conta em sua ficha criminal com várias prisões por crimes de assalto (roubo) e tráfico de drogas.

Mortes em série

A matança em Caucaia foi iniciada no último dia 12, após a morte, em Fortaleza, do traficante Robério Santos Menezes, o “Escobar”, assassinado a tiros no bairro Granja Portugal. Até então, ele comandava o tráfico em vários bairros de Caucaia e era apontado como um dos “cabeças” do CV no Ceará. Sua morte teria sido “encomendada” por seu ex-parceiro de crimes, Francisco Gilaílson Ferreira Diógenes, preso há duas semanas por policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Conforme investigações da Polícia, Gilaílson teria “rasgado a camisa” (abandonado) do CV e se aliado a criminosos da GDE para tomar os territórios do tráfico na Caucaia, eliminando “Escobar”. O crime inflamou a guerra das duas facções.

Gilaílson foi preso quatro dias após a morte de “Escobar”. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), menos de 24 horas após o crime, o bandido participou de um tiroteio entre as facções no Parque Potira, ocasião em que ficou ferido com um tiro no abdome. Ele buscou socorro médico e acabou preso no hospital num cerco do BPChoque junto com policiais do DHPP, na manhã do dia 16 último.

Armamento

Áudios interceptados pela Inteligência mostram que a “guerra” entre as duas facções pode estar longe de terminar em Caucaia. Isso porque “Escobar” era irmão do narcotraficante Adriano Soares Menezes, o “Vô”, atualmente preso numa penitenciária federal de segurança máxima em Catanduvas, no Paraná (PR). “Vô” é um dos líderes do CV no Nordeste.

Ao saber que o irmão havia sido morto no Ceará, o narcotraficante teria recebido o apoio da cúpula do CV no Rio de Janeiro, que teria enviado fuzis e outras armas para que seus membros vingassem a morte de “Escobar” e retomassem os territórios perdidos em Caucaia.
Anderson da Silva Moreira foi capturado durante o cerco da Polícia em Caucaia na madrugada

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato