-->

Cercados pela PM, agricultores resistem ao despejo em Limoeiro do norte

Famílias acampadas, inclusive em áreas já negociadas com o Governo do Estado e Governo Federal, vêm sendo atacadas por uma ofensiva série de despejos e ameaças nos últimos meses. O alvo da vez, nesta quarta-feira (21), é o acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, no município cearense de Limoeiro do Norte. A ofensiva contra essas famílias faz parte do recrudescimento da repressão aos movimentos sociais, que tem se aprofundado desde a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro. Segundo juristas, a manutenção do discurso de ódio contra organizações pode configurar crime de responsabilidade.

Cerca de 150 famílias de agricultores do acampamento Zé Maria do Tomé resistem e negociam com a Polícia Militar para impedir o cumprimento de uma ordem judicial de despejo em uma área da União, que está localizada em um perímetro irrigado com forte presença do agronegócio. Centenas de famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) começaram a ocupar a área em maio de 2014, oriundas de todo Estado do Ceará, e das famílias sem terra de 36 comunidades de Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte.

Os trabalhadores rurais sem-terra, que ocupam a área há mais de quatro anos, são símbolos da resistência e luta contra o modelo excludente do agronegócio. Mais ainda: contra o envenenamento da população e a contaminação da região pelo uso excessivo de agrotóxicos. A CUT-CE apóia a resistência dos acampados no Vale do Jaguaribe e repudia a tentativa de remoção das famílias do acampamento Zé Maria do Tomé. Exige, ainda, o estabelecimento da posse incondicional da terra ocupada às famílias sem-terra.

Com o avanço do golpe parlamentar, jurídico e midiático que teve início em 2016 e com a vitória recente nas urnas da extrema-direita no Brasil, as forças reacionárias do judiciário, do agronegócio e do capital continuam a se voltar contra os trabalhadores e trabalhadoras. A luta continua! Toda nossa admiração e solidariedade aos companheiros sem-terra.

Defendemos o Acampamento Zé Maria do Tomé, o direito à terra, a luta pelos direitos e pela democracia!
Acampamento Zé Maria do Tomé,

Fonte Direção-Executiva da CUT-CE

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato