-->

Pesquisa CNT-MDA aponta empate técnico entre Bolsonaro e Haddad

Extraído do site . Poder360

Os candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) estão tecnicamente empatados (dentro da margem de erro), segundo a pesquisa MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada neste domingo (30).

O capitão reformado aparece numericamente à frente, com 28,2% das intenções de voto. Dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Bolsonaro tem de 26% a 30,4%. Haddad pontua 25,2% da preferência dos entrevistados. Se considerada a margem de erro, o petista vai de 23% a 27,4%.

Os dois candidatos lideram as pesquisas isolados. Ciro Gomes, do PDT, que aparece em terceiro lugar, tem 9,4%, e está em empate técnico com o candidato tucano, Geraldo Alckmin (7,3%).

Marina Silva (Rede) aparece com apenas 2,6% das intenções de voto, e está embolada os demais candidatos: João Amoêdo, do Novo (2%); Henrique Meirelles, do MDB (2%); Alvaro Dias, do Podemos (1,7%); Cabo Daciolo, do Patriota (0,7%); Guilherme Boulos, do Psol (0,4%); Vera, do PSTU (0,3%); José Maria Eymael, do DC (0,1%); e João Goulart Filho, do PPL (0,1%). Brancos e nulos somam 11,7% e indecisos são 8,3% dos entrevistados.

A pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 pessoas de 27 a 28 de setembro em 137 cidades de 25 unidades da federação. O nível de confiança é de 95%, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03303/2018.

Simulações de segundo turno

O levantamento simulou seis cenários de segundo turno. Bolsonaro ganha apenas quando confrontado com Alckmin e perde de Haddad e de Ciro. Este último vence em todas as simulações e é o único que venceria o candidato do PT no segundo turno. Eis os resultados:

2º TURNO

Cenário 1
Ciro Gomes: 42,7%
Jair Bolsonaro: 35,3%
Branco/Nulo: 17,8%
Indeciso: 4,2%

Cenário 2
Fernando Haddad: 42,7%
Jair Bolsonaro: 37,3%
Branco/Nulo: 16,1%
Indeciso: 3,9%

Cenário 3
Jair Bolsonaro: 37%
Geraldo Alckmin: 33,6%
Branco/Nulo: 25,1%
Indeciso: 4,3%

Cenário 4
Ciro Gomes: 34%
Fernando Haddad: 33,9%
Branco/Nulo: 26,9%
Indeciso: 5,2%

Cenário 5
Ciro Gomes: 41,5%
Geraldo Alckmin: 23,8%
Branco/Nulo: 29,1%
Indeciso: 5,6%

Cenário 6:
Fernando Haddad: 39,8%
Geraldo Alckmin: 28,5%
Branco/Nulo: 26,4%
Indeciso: 5,3%

Potencial de voto

Bolsonaro e Haddad
Os entrevistados também responderam sobre a possibilidade de votar nos quatro candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto: Bolsonaro, Haddad, Ciro e Alckmin.

Ciro Gomes teve a maior pontuação de potencial positivo, quando a pergunta é se determinado é o único em quem o entrevistado votaria. O pedetista tem 55,1%. Ciro também é o menor rejeitado, com 37,1% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Entre o eleitorado, Ciro é desconhecido por 4,5%, segundo a pesquisa. Os que não souberam ou não responderam somam 3,3%.

O potencial positivo de Haddad é de 46,6% e a rejeição é de 37,1%. O petista é desconhecido por 2,6% dos eleitores. Não souberam ou não responderam somam 2,6%.

Alckmin é o único candidato em que 41,2% dos entrevistados votariam. A rejeição ao tucano é de 52,8% e o desconhecimento é de 2,7%. Não souberam ou não responderam somam 3,3%.

O candidato de menor potencial positivo (ou seja, em quem os eleitores votariam com certeza ou poderiam votar) é Bolsonaro, com 41%. Sua rejeição é a maior entre os quatro candidatos testados. Somam 55,7% aqueles que não votariam de jeito nenhum no militar. Bolsonaro tem o menor grau de desconhecimento: 1,5% dos entrevistados não conhecem, não sabem quem é ou nunca ouviram falar do candidato do PSL. Não souberam ou não responderam 1,8%.

》》Mais conteúdo sobre: #POLÍTICA

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato