Promover ações de sustentabilidade e promoção de boas práticas voltadas ao meio ambiente é parte da atuação da Cimento Apodi. Para fortalecer as políticas públicas e contribuir para a expansão da educação ambiental na empresa e na região onde atua, a Companhia organizou visita técnica na Associação Caatinga e na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús. As visitas aconteceram nos últimos dias 27 e 28 de julho.
O grupo foi composto pela Equipe Verde da Cimento Apodi, que atua diariamente em ações de responsabilidade socioambiental dentro da empresa; por representantes do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, responsável pelas ações na região ao contemplar seis municípios; da Associação de Catadores de Quixeré; e, ainda, de gestores municipais e consultores.
O projeto de gestão de resíduos sólidos do município de Quixeré é um dos que deve ser implantado com o auxilio do Comitê de Sustentabilidade. O grupo em visita ao município de Crateús conheceu a experiência relacionada à temática. A cidade foi uma das vencedoras do Prêmio Cidade Pró-Catador, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em 2013, que estimula, entre muitos fatores, a inclusão socioeconômica dos catadores, a sustentabilidade e a participação da comunidade.
De acordo com a supervisora de Meio Ambiente da Cimento Apodi, Rosineide Matoso, a iniciativa está entre as ações prioritárias trabalhadas pela empresa por fortalecer o potencial de atuação dos grupos. “O trabalho desempenhado cumpre papéis importantes de reconhecimento do trabalho desenvolvido voluntariamente por eles e de ampliação dos conhecimentos em equipe”, destaca Rosineide sobre as visitas.
O grupo também visitou a Reserva Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga e reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera, com mais de 6.000 hectares de área protegida que resguardam três nascentes e espécies ameaçadas de extinção. No local são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, recreação e visitação escolar e, ainda, projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades do entorno da reserva, combinando preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida.
Itens relacionados:
Quixeré