-->

Grupo organizado pela Cimento Apodi realiza visitas para conhecer ações de responsabilidade socioambiental

Promover ações de sustentabilidade e promoção de boas práticas voltadas ao meio ambiente é parte da atuação da Cimento Apodi. Para fortalecer as políticas públicas e contribuir para a expansão da educação ambiental na empresa e na região onde atua, a Companhia organizou visita técnica na Associação Caatinga e na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús. As visitas aconteceram nos últimos dias 27 e 28 de julho.

O grupo foi composto pela Equipe Verde da Cimento Apodi, que atua diariamente em ações de responsabilidade socioambiental dentro da empresa; por representantes do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, responsável pelas ações na região ao contemplar seis municípios; da Associação de Catadores de Quixeré; e, ainda, de gestores municipais e consultores. 

O projeto de gestão de resíduos sólidos do município de Quixeré é um dos que deve ser implantado com o auxilio do Comitê de Sustentabilidade. O grupo em visita ao município de Crateús conheceu a experiência relacionada à temática. A cidade foi uma das vencedoras do Prêmio Cidade Pró-Catador, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em 2013, que estimula, entre muitos fatores, a inclusão socioeconômica dos catadores, a sustentabilidade e a participação da comunidade.
Grupo organizado pela Cimento Apodi

De acordo com a supervisora de Meio Ambiente da Cimento Apodi, Rosineide Matoso, a iniciativa está entre as ações prioritárias trabalhadas pela empresa por fortalecer o potencial de atuação dos grupos. “O trabalho desempenhado cumpre papéis importantes de reconhecimento do trabalho desenvolvido voluntariamente por eles e de ampliação dos conhecimentos em equipe”, destaca Rosineide sobre as visitas.

O grupo também visitou a Reserva Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga e reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera, com mais de 6.000 hectares de área protegida que resguardam três nascentes e espécies ameaçadas de extinção. No local são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, recreação e visitação escolar e, ainda, projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades do entorno da reserva, combinando preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato