-->

MPCE denuncia ex-secretário em caso Acquario; Bismarck nega irregularidades

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apresentou, na última quinta-feira (26), denúncia criminal à Justiça do Estado contra o ex-secretário do Turismo e atual prefeito de Aracati, Bismarck Maia, por conta de procedimentos realizados para a construção do Acquario Ceará. 

A acusação é de que o gestor teria deixado de realizar, indevidamente, licitação para a contratação das empresas Astech Assessoria Técnica de Projetos (Imagic) e International Concept Management (ICM), responsáveis, respectivamente, pela elaboração do projeto arquitetônico e construção do oceanário. 

Segundo a denúncia, Bismarck violou formalidades essenciais ao processo de inexigibilidade licitatória "com o intuito de favorecer a contratação direta de fornecedores, burlando a exigência de certame e expondo o erário a prejuízos", além de ter efetuado pagamentos indevidos de US$ 83,8 milhões à ICM entre 2011 e 2014.

O MPCE ainda requereu a quebra do de sigilo bancário e fiscal do ex-secretário, bem como sua condenação ao cumprimento de pena privativa de liberdade, multa e obrigação de reparar o dano causado pela infração, além do pagamento de R$ 2 milhões a título de dano moral coletivo. 

Gestor nega 

Procurado pela reportagem, Bismarck Maia afirma que a dispensa de licitação foi baseada em um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e que se tratava de uma decisão de governo.  
"A Setur contratou um projeto, que era decisão de governo fazer, com base na sustentação legal da PGE, que é o órgão maior na questão dos princípios da legalidade do Estado", destacou Maia. Ele apontou ainda que a dispensa se deu por se tratar de uma empresa "superespecializada"

"As empresas foram devidamente checadas e escolhidas pelo governo, e não pela Setur. Se é uma decisão do governo contratar e a PGE me dá autorização, eu, um secretário, vou dizer que não contrato? Se eu deixasse de fazer, teria que sair do governo", destaca. 

O gestor, que afirma ter agido dentro da lei e que se defenderá das acusações na Justiça, ainda afirmou estranhar ser o único acusado da questão, uma vez que se trata de uma decisão também relacionada à PGE, à assessoria jurídica da secretaria e ao governo. 

Fonte DN

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato