-->

Reservatórios tem aumento de quase 50% em um mês

Em um mês, os açudes cearenses ganharam aporte de quase 50%, conforme o Portal Hidrológico do Ceará, que monitora 155 reservatórios. No dia 14 de março, o volume acumulado era de 8,4%. Neste sábado, 14 de abril, a taxa subiu para 12,5%, a mesma registrada no mesmo dia do ano passado. Além disso, hoje, subiu para 16 o número de açudes sangrando no Estado.

Atingiram 100% da capacidade os açudes: Acaraú Mirim (Massapê), Angicos (Coreaú), Barragem do Batalhão (Crateús), Caldeirões (Saboeiro), Cocó (Fortaleza), Colina (Quiterianópolis), Diamantino II (Marco), Germinal (Palmácia), Itapajé, Itaúna (Granja), Maranguapinho (Maranguape), Quandú (Itapipoca), São Vicente (Santana do Acaraú), Tijuquinha (Baturité), Tucunduba (Senador Sá) e Várzea da Volta (Moraújo).

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mais 23 açudes estão com volume acima de 90% da capacidade. Na outra ponta, 16 estão completamente secos, 25 em volume morto e 94 têm volume inferior a 30%. O Castanhão acumula, atualmente, 5,87% de volume.

De ontem para hoje, o Ceará ganhou aporte de 100,92 milhões de m³, em 77 açudes. Destacam-se os reservatórios Castanhão, Banabuiú, Figueiredo, Orós e Jenipapeiro. Segundo a Cogerh,  esses aportes permitiram que os açudes Jenipapeiro II, Santo Antônio de Russas e Trapiá II deixassem o volume morto e que os açudes Ema, Potiretama e Santo Antônio deixassem de estar secos.
reservatórios
Reservatórios tem aumento de quase 50% em um mês

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato