-->

Protesto a favor de Lula reúne multidão em Porto Alegre

Apoiadores e opositores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saíram às ruas na última sexta-feira para protestar em Porto Alegre (RS).

O ato convocado pela Frente Brasil Popular, que defende o petista, reuniu 10.000 pessoas no centro da capital, conforme organizadores. Já a manifestação convocada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) reuniu cerca de 20 pessoas no Parcão, tradicional ponto de encontro dos oponentes de Lula, no bairro Moinhos de Vento.

O protesto em defesa do ex-presidente começou às 17h na Esquina Democrática, no Centro. Embalados por um caminhão de som, bandeiras e cartazes, lideranças políticas de diferentes partidos de esquerda e de movimentos sociais partiram em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. Diversas vias ficaram bloqueadas durante o trajeto. O ato terminou por volta das 21h.

Nenhum incidente ou confronto foi registrado, informou a polícia gaúcha. Na manifestação, o presidente do PT no Rio Grande do Sul, deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) criticou as últimas decisões judiciais que pesaram sobre o ex-presidente Lula. “A decisão do juiz Moro é ilegal e imoral”, disse.

Já o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, defendeu a resistência a prisão de Lula. “A palavra de ordem é resistir tal qual Mandela. Lula sairá mais forte e será presidente pela segunda vez, declarou.

Além de militantes, o ato contou com a presença de deputados, vereadores e ex-governadores e ex-prefeitos do PT em Porto Alegre. Para Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre, Lula realizou um “ato político para o mundo” após não ter se entregado a Polícia Federal.

Enquanto manifestantes defendiam Lula no Centro de Porto Alegre, um grupo de opositores começava a se concentrar nas imediações do Parcão, na avenida Goethe. O ato organizado pelo MBL contou com a venda de pixulecos, os bonecos infláveis de Lula, porém o quórum foi baixo.

Aproximadamente 20 manifestantes, vestidos de verde e amarelo, exigiam a prisão do ex-presidente. A manifestação intitulada “CarnaLula”, tinha horário marcado para às 18h e ocorreu até às 21h. Com instrumentos e bandeiras, cinco integrantes da La Banda Loka Liberal também cantaram músicas contra o ex-presidente Lula. O ato também foi pacífico, sem oregistro de tumultos.
prisão de lula

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato