Passageiros reclamam de ônibus sem banheiros e frota obsoleta da empresa São Benedito
Usuários da empresa São Benedito que saem das rodoviárias de Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaruana e outros municípios do Vale do Jaguaribe com destino a cidade de Fortaleza, reclamam da péssima qualidade dos veículos e principalmente da falta de banheiros a bordo dos ônibus.
De acordo com o vendedor Paulo Gonçalves, que frequentemente viaja de ônibus, de Russas para a capital cearense – uma viagem que dura, em média, três horas – os passageiros, precisam se segurar ate chegar em um ponto de apoio para fazer suas necessidades fisiológicas. “Isso é um desrespeito”, desabafa.
Outra reclamação comum é a condição estrutural de alguns veículos colocados nas linhas da região jaguaribana. Passageiros reclamam de problemas em sistemas de ar condicionados, das condições de poltronas, e até mesmo de parte de latarias do ônibus soltas no interior do transporte (foto).
Dona Julia Maria disse que já ligou para a ANTT para reclamar. Segundo ela, o eu ouviu de um funcionário foi à declaração de que “o ideal seria que todos os ônibus que operam no sistema tivessem banheiro a bordo, mas essa não é uma exigência legal”.
De fato – a Lei Federal 8958, de 1995 que disciplina o transporte interestadual e intermunicipal, e o decreto – 2521 – de 1998, que regulamentou esta lei – só torna obrigatório o banheiro quando o tempo da viagem ultrapassar quatro horas.
Embora a legislação possa assegurar o que para os passageiros é considerado abuso e descaso, o bom senso deveria prevalecer. “Há pessoas doentes, que viajam nesses transportes. Diabéticos, pessoas sondadas, com problemas de saúde variados. Não temos como aceitar tanto descaso”, denunciou Julia.
Vale destacar, que a empresa São Benedito é a única a ter a concessão de serviço intermunicipal de transporte rodoviário de passageiros do Estado para a as áreas que compreendem município como Russas, Limoeiro do Norte, Quixeré, Jaguaruana e outros da região Jaguaribana do ceará. De acordo com usuários, tal monopólio vem causando muitos prejuízos a quem precisa viajar com o mínimo de conforto.
Itens relacionados:
Vale do Jaguaribe