-->

Icapuí bate recorde de volume de chuva com 255 milímetros

O município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, registrou 255 milímetros - a maior chuva do Ceará neste ano. Essa também foi a maior chuva do município em 30 anos. 

Além de estradas alagadas, a cidade registrou erosão de córregos e residências ficaram rodeadas pelas águas, feito ilhas de concreto. Anéis de cimento em sistema de drenagem foram danificados pela enxurrada. 

A Prefeitura Municipal diz que ainda aguarda a presença da Defesa Civil do Estado.

Segundo a coordenação municipal da Defesa Civil, os estragos só não foram maiores porque, desde dezembro, foi realizado um trabalho preventivo nas áreas mais vulneráveis.
maior chuva em 30 anos

Histórico de chuvas na cidade

A maior chuva do Ceará neste ano é também a maior de Icapuí desde 1988 - a segunda maior precipitação do município deu-se em 2017: com 223,6 mm.

“Estamos fazendo um acompanhamento do impacto das chuvas. Visitamos algumas casas em que entrou água, mas a situação foi controlada. Temos, inclusive, cadastro para o aluguel social de eventuais famílias que sejam desalojadas, mas até o momento não houve nenhum desabrigado ou desalojado”, explica Daniel José, coordenador municipal da Defesa Civil. 

O trabalho preventivo consistiu no mapeamento das áreas de risco, bem como a previsão de população impactada e em quais lugares, de modo a evitar maiores danos ou dar resolução aos estragos correntes.



Áreas atingidas

As águas caíram com força tanto no Centro como em localidades mais afastadas como Retiro Grande e Quitérias, onde famílias tiveram trabalho dobrado para retirar água de suas casas. 
Uma equipe com agentes da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Assistência Social está de plantão.

A Prefeitura Municipal espera que uma comitiva da Defesa Civil do Estado possa visitar Icapuí para acompanhar os danos.

“Estamos dia e noite rodando por toda a cidade para conferir a situação de perto e tomar as providências, felizmente os danos sociais são menores, graças ao trabalho preventivo desde o fim do ano passado, isso reduziu o risco de famílias desabrigadas”, afirma o prefeito Lacerda Filho.

Previsão

De acordo com a Fundação Cearense de Ciência, Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há nebulosidade variável com possibilidades de chuvas no Litoral Leste, com chances de mais chuvas em Icapuí, como em todas as regiões do Estado.

Veja como ficou a cidade:

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato