-->

Datafolha aponta que Marina e Ciro crescem após prisão de Lula

São Paulo. A prisão de Lula (PT) foi considerada "justa" pela maioria (54%) dos eleitores consultados na mais recente pesquisa Datafolha, realizada em todo o País e divulgada ontem. Detido neste mês por corrupção e lavagem de dinheiro, o petista sofreu uma diminuição na sua vantagem na corrida presidencial, de 37% (em janeiro) para 31%.

Nos cenários sem Lula no páreo, o Datafolha apontou que a ex-ministra Marina Silva (Rede) e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), são hoje os principais herdeiros dos votos, antes destinados ao ex-presidente.

Marina comentou, dizendo estar comprometida com debate e não com embate, numa referência clara a Jair Bolsonaro, pré-candidato pelo PSL à Presidência. Ela aparece na pesquisa Datafolha com até 16% das intenções de voto, em cenários que não consideram Lula como candidato, um porcentual equivalente ao de Bolsonaro, que tem 17% das intenções de voto.

Já o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, vibrou com os números, afirmando acreditar que, se Lula não estiver na disputa, boa parte dos votos do líder petista pode migrar para o ex-governador do Ceará. Sobretudo no Nordeste, ressaltou.

No cenário em que Lula não participaria da disputa, Ciro conta com 9% das intenções de voto, empatado com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que se filiou ao PSB. O líder do PSB na Câmara, Julio Delgado (MG), afirmou que o resultado da pesquisa mostra que o lançamento da pré-candidatura de Barbosa seria "irreversível". Além da queda de Lula, os diretores do Datafolha, Mauro Paulino e Alessandro Janoni, destacaram a taxa recorde de votos brancos e nulos: 21%.

'Ficha-suja'

Apesar de o ex-presidente ter sido considerado um "ficha-suja" pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira, a direção nacional do PT voltou a confirmar, ontem, que Lula será seu candidato em outubro, apesar de estar cumprindo pena há 9 dias e do risco de impugnação da candidatura.

Na sexta, o partido tentou impedir, no TSE, a divulgação da pesquisa, por elaborar cenários estatísticos sem Lula, mas o TSE negou seu pedido e argumentos.

Alvo das críticas do PT, o Datafolha quis saber dos entrevistados em quem votariam caso o impedimento da candidatura de Lula seja confirmado no TSE. O ministro do TSE já previu que o caso de Lula deve ser analisado em setembro, após o registro oficial das candidatos em agosto.
Marina, Ciro e Lula

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato