-->

Ceará é bicampeão cearense e torcida vai à loucura

O CEARÁ É BICAMPEÃO ESTADUAL! Precisando apenas de um empate para levantar a taça depois da primeiro jogo da finalíssima, o Alvinegro demonstrou superioridade e bateu o Fortalezapor 2 a 1, na tarde deste domingo (8), na Arena Castelão. Foi a 45ª vez que o Vovô conquista o Campeonato Cearense, se consolidando como o maior vencedor da história.

O resultado consolida um trabalho realizado com muito planejamento por parte da diretoria alvinegra, que soube administrar as competições simultâneas que a equipe disputou: Copa do Brasil e Copa do Nordeste. No Estadual, o time finalizou o hexagonal final na liderança e ainda saiu sem ser derrotado pelo Fortaleza, tendo conquistado três vitórias e um empate.

O jogo
Ceará bi-campeão

O último capítulo do Campeonato Cearense começou a ser escrito com um Clássico-Rei repleto de fortes emoções. Depois de muita mistério, Fortaleza e Ceará mandaram a campo equipes com escalações diferentes para disputar o título.

Os primeiros minutos foram de domínio do Alvinegro, que administrava a posse de bola enquanto o Leão assistia a troca de passes do seu campo de defensivo. Controle de jogo que se converteu em perigo com Felipe Azevedo, aos 11. O atacante disparou no canto esquerdo e forçou boa defesa de Matheus Inácio, substituto do goleiro Marcelo Boeck.

A criação de jogadas era natural, tendo em vista que o Fortaleza não conseguia armar lances pelo meio-campo. Limitado às jogadas áreas, foi com um cruzamento que Gustavo respondeu para o Leão, mas Éverson, ligado, defendeu com tranquilidade.

Eis então que surge um lance fora do roteiro: Pio aproveita o rebote de uma cobrança de falta e emenda um chutaço, no ângulo de Matheus Inácio. O Ceará abre o placar aos 18 do primeiro tempo.

Depois do tento, a atmosfera parecia favorável para o plantel alvinegro. No entanto, o heroi também surge como vilão e, em lance bobo, Pio derruba Osvaldo dentro da área, o melhor jogador tricolor. Na cobrança, aos 37, Bruno Melo chuta na trave de Éverson. Desperdiça o tricolor.

O jogo volta a ganhar tensão quando Ligger divide com Valdo e Éverson na grande área. O zagueiro tricolor ficou desacordado e esperou sete minutos por atendimento. Com a partida retomada, aos 55, Bruno Melo aparece em posição irregular e manda pro fundo da rede. Lance irregular. O jogo seguiu até os 60.

Na volta do intervalo, Ceni sacou Pablo e colocou em campo Alan Mineiro. O Leão passou a tentar arremates de fora da área, mas sem efetividade. A partida então foi novamente interrompida. Dessa vez, sinalizadores impediram a continuação da partida.

Depois de cinco minutos, a partida retorna. O Leão martelou o alvinegro, mas não conseguiu penetrar nas linhas defensivas. O principal lance então surge na bola parada de Alan Mineiro, que Éverson salva, aos 23. 

O jogo conhece seu desfecho final aos 38. Arthur, apagado na partida, finta três e finaliza. A bola resvala na defesa e sobra para Felipe Azevedo colocar na gaveta. O Fortaleza diminuiu aos 45 com Adalberto, mas não aproveitou os sete minutos oferecidos pela arbitragem. Título alvinegro no Castelão. 

Hegemonia

As equipes do Fortaleza e Ceará são responsáveis por um tabu que já dura 22 anos no Campeonato Cearense. Somente os dois times foram campeões nesse período, sendo a única exceção o Ferroviário, bicampeão estadual (1994 e 1995). Nesse período, chances de levar o título para longe da Capital não faltaram. Juazeiro (1999), Icasa (2005, 2007 e 2008), Guarani de Juazeiro (2011) e Guarany de Sobral (2013) chegaram na final, mas acabaram derrotados na ocasião. Vale destacar que o título do Campeonato Cearense de 1992, dividido para Fortaleza, Ceará, Tiradentes e Icasa, não entra neste histórico por ter sido decidido no ‘tapetão’.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato