Um caso preocupante tomou conta das redes sociais dos russanos, em especial do facebook, neste final de semana. Em uma postagem que já contabiliza centenas de compartilhamentos, o avô e demais familiares de uma criança de um ano de idade, estariam denunciando uma suposta agressão à criança matriculada na Unidade Educacional de Educação Infantil Afra Araújo Lima, do Bairro Catumbela. O caso teria acontecido na sexta-feira, 27.
Em sua postagem o avô da criança, Saturnino Sabóia, escreveu; “Fato absurdo acontecido hoje em Russas, na creche da Catumbela, foram buscar meu netinho de um ano e o entregaram nesta situação”. Na imagem publicada na postagem, o pequeno, apresentava várias escoriações pelo corpo, principalmente na região do rosto, da barriga e um dos braços. A maior parte aparentando mordidas e outras escoriações.
A Secretaria de Educação ainda não se pronunciou oficialmente a respeito. Nossa reportagem, em conversa com uma professora da mesma creche, que preferiu não se identificar, explica ainda que esse tipo de situação pode ocorrer, pois, segundo ela, são dezenas de crianças, por professor, o que dificulta o cuidado com todas, em todos os momentos. Ela reclama do numero reduzido de funcionários e ajudantes naquela unidade o que contribui para situações como essa.
A falta de funcionários inclusive é apontada como uma das causas para o adiamento do inicio das aulas em tempo integral nas unidades da Catumbela e do CAIC. Próximo dia 05, completa 90 dias do inicio do ano letivo na rede publica municipal e as aulas em tempo integral ainda não começaram, prejudicando pais que precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos.
A expectativa é que o caso possa forçar a Secretaria da Educação a dar um esclarecimento sobre o ocorrido com a criança e também sobre a contratação de funcionários e o inicio do tempo integral.
Itens relacionados:
Russas