Com Russas de fora, municípios selecionados receberão cursos de Medicina até dezembro

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira, 21, que ate o final do ano os municípios de Iguatu, Canindé, Itapipoca e Quixadá receberão os cursos de Medicina autorizados pelo MEC.

Russas fazia parte da relação inicial dos municípios contemplados, mas foi excluída do edital publicado em fevereiro, sob a justificativa de que estava desclassificada por critérios populacionais em comparação aos municípios concorrentes.

A exclusão causou muita polêmica no município. Lideranças políticas ensaiaram uma discreta mobilização na tentativa de reverter o quadro, mas não lograram êxito. O máximo que conseguiram foi uma vaga promessa do Presidente do Senado, Eunício Oliveira, que iria continuar lutando para garantir uma faculdade de medicina para Russas

Segundo o MEC, os municípios passaram por uma rigorosa seleção e inspeção de suas estruturas para sediarem as faculdades. Em uma dessas vistorias, a cidade de Iguatu foi reprovada, mas recorreu da decisão, e se manteve como sede de uma das quatro unidades do interior do Ceará.

Segundo o prefeito Weber Araújo, o município não ira desistir de reconquistar seu espaço. Ele não aceitou ter o município sacado da relação dos contemplados. “Estávamos preparados. Recebemos representantes das Faculdades Estácio de Sá, que iria se instalar no município. Não entendemos porque fomos excluídos do edital. Não vamos descansar enquanto não revertermos o quadro” concluiu.

Fonte Imprensa do Vale.NET
cursos de Medicina