Durante mais de cinco horas um apagão causou transtornos em Russas, Quixeré, Palhano e outras cidades Jaguaribanas deixando as cidades completamente na escuridão das 15h48, a 20h50min. O blecaute, além de ter prejudicado o comércio, causou preocupação a todos devido ao alto índice de violência que hoje vivemos na Região.
Em Russas, com os semáforos apagados no horário da saída do trabalho, um caos se formou nos principais cruzamentos da cidade.
O comércio fechou mais cedo suas portas e a maioria das pessoas se recolheu em suas casas com medo de ações relacionados a violência. A maior preocupação era não ficar nas ruas tão logo o sol se pôs. Hospitais precisaram ativar geradores. Em todos os cantos da cidade uma verdadeira correria para chegar logo em casa. O policiamento redobrou a atenções e a vigilancia mas nao registrou nehuma ação relevante no periodo Escolas e Faculdades suspenderam as aulas. Sem contar com o desconforto do calor que causou muito incomodo. As informações era que o blackout nao tinha hora para terminar.
A queda no fornecimento de energia para as regiões Norte e Nordeste foi causada por falha em um disjuntor na Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte para a Região Sudeste. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (21), pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira.
Segundo nota do ONS, o problema se iniciou às 15h48, e em todas as capitais do Norte e Nordeste ocorreu interrupção do suprimento de energia elétrica. De acordo com Ferreira, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas. As causas da falha no disjuntor estão sendo investigadas, mas o ONS descartou sobrecarga no sistema, fatores climáticos ou queimadas.
Itens relacionados:
Vale do Jaguaribe