-->

Rio Salgado, registra nova alta no volume de água

Em Aurora, Rio Salgado tem bom volume de água


As chuvas na quadra invernosa já animam a população no Cariri cearense, sobretudo, os pescadores que utilizam o Rio Salgado como meio de subsistência, neste Município no Cariri cearense. Um dos afluentes do Rio Jaguaribe, a água que banha o Cariri percorre mais de 100 km para desaguar no Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza.


Cheia do Rio Salgado


Em Aurora, os pescadores aproveitam a cheia do Rio Salgado para pegar o maior número de peixes. Nas tradicionais tarrafas, nesta época eles ficam mais fáceis de serem pescados. De ontem (18) para hoje (19), as chuvas registradas na cidade vizinha de Missão Velha (47mm) e no distrito de Ingazeiras (34,6 mm) e na sede do Município (31 mm), alimentam o flúmen que percorre o Cariri.

Com 308 km de extensão, o Rio Salgado nasce na Chapada do Araripe, em Crato, e deságua no Rio Jaguaribe, em Icó. Sua água permitirá recarga nos açudes de Orós, que está com 5,7% de volume, e Castanhão, que apresenta 2,1% de carga atual.
Rio Salgado,

Cinturão das Águas


Mesmo com as chuvas, a expectativa é que, até o primeiro semestre deste ano, o trecho emergencial do Cinturão das Águas, de 53 km, seja concluído. A obra levará água pelo Riacho Seco, em Missão Velha, até o Rio Salgado, seguindo por gravidade até o Rio Jaguaribe, que abastece o Açude Castanhão. A Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra), acredita que com uma vazão de 12 m³/s da Transposição do Rio São Francisco garantirá água para a Região Metropolitana de Fortaleza.


Informações Colhidas Junto ao Site DIÁRIO CARIRI Autor: Antonio Rodrigues

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato