As chuvas formaram um grande volume de água na Cachoeira de Missão Velha


Missão Velha. Apesar de ter chovido pouco, apenas 2,2 milímetros, entre 7h de quarta-feira e às 7h desta quinta-feira (22), neste Município do Cariri cearense, as chuvas da última semana tem formado um grande volume de água na Cachoeira de Missão Velha. A maior precipitação na terra de São José aconteceu na última segunda-feira (19), com 47 milímetros.

No entanto, as chuvas na cidade vizinha de Juazeiro do Norte, também, tem contribuído para o volume de queda d’água. Por outro lado, a água do Rio Salgado tem sido barrenta, formando uma forte correnteza, algo comum nos dias de grandes precipitações.

O banho na Cachoeira, nessa época do ano, é muito perigoso. No último dia 11 de fevereiro, um adolescente de 15 anos morreu afogado, às 16h, após escorregar de uma pedra. Seu corpo foi levado pela correnteza e localizado no fim da tarde pelo Corpo de Bombeiros. Na época, o volume de água era bem menor que o atual.
Cachoeira de Missão Velha

O Rio Salgado tem 308 km de extensão, sendo um dos afluentes do Rio Jaguaribe, que desagua no Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza. O rio que banha o Cariri nasce na Chapada do Araripe, em Crato, e deságua em Icó, na região Centro-Sul.

A cachoeira


Localizado no Sítio Cachoeira, a 3km da sede do Município de Missão Velha, o lugar é um dos geossítios que compõe o Geopark Araripe. Suas quedas d’água tem, aproximadamente, 12 metros de altura, formadas pelo Rio Salgado. Ele está inserido no Parque Natural Municipal da Cachoeira de Missão Velha/Bioparque e é tombado como Monumento Natural Cachoeira do Rio Salgado.

A história da Cachoeira de Missão Velha é relacionada a escassez no Sertão, pois lá era um dos poucos lugares que poderia encontrar água durante todo ano. O local também é motivo de várias lendas e histórias de encantamentos. Lá, existem vestígios de populações indígenas que remontam os tempos pré-históricos. A queda d’água deve ter servido de cerimônias e é citado como ponto de encontro dos cangaceiros no início do século XX.
© Copyright 2019 - | Todos os direitos reservados. Policial plantão polícia-190 | Responsável pelo portal Luciano Almeida
Loading...

Mostrar Comentários Não mostra os comentários

Disqus Comments