Açude Jaburu recebe aporte de água e anima moradores

Moradores comemoram aporte em açude Jaburu II em Independência

“A água já tá longe... E vem chegando mais!” A frase é muito mais sobre esperança do que certeza, mas resume o sentimento de moradores do município cearense de Independência, no Sertão de Crateús, a 310km de Fortaleza. Apesar de ter apenas 0,58% da capacidade, o açude Jaburu II, que estava praticamente seco, recebeu aporte e reacendeu o otimismo dos independencianos.

Em novembro do ano passado, o reservatório chegou a atuar no volume morto, com apenas 0,01% da água que suporta, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Com as chuvas do último mês, o Jaburu II recebeu aporte de 641.559 m³, dos quais 618.462 m³ compõem o volume atual.
 Açude Jaburu II

Nos últimos 31 dias, segundo relatório da Cogerh, foi registrado aporte de água em 115 dos 155 açudes monitorados pela companhia no Estado. Apesar disso, só 7,2% da capacidade dos reservatórios cearenses estão preenchidos, e 120 deles ainda estão abaixo de 30% da capacidade, quatro acima de 90% e apenas três sangraram – Caldeirões, em Saboeiro; Cocó, em Fortaleza; e Germinal, em Palmácia.