Russas é a quinta cidade cearense a registrar o fenômeno da chuva de granizo desde dezembro de 2017. Junto com a chuva de 45 milímetros ocorrida nesta terça-feira (9), caiu pedra de gelo na cidade, na região do Jaguaribe.
O Jaguaribe foi a região que concentrou a maior parte das chuvas ocorridas nesta quinta, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Aracati teve a maior precipitação, com 67 milímetros.
Também choveu forte em Icapuí (50 milímetros), Barbalha (46), Jijoca de Jericoacoara (43), Crato (39) e Assaré (39).
Chuva de granizo
A formação do granizo não está obrigatoriamente ligada à presença de chuvas intensas. Conforme a Funceme, a presença de granizo em nuvens cumulonimbus é comum, já que as temperaturas no topo delas chega a -60°C, porém, ao cair, acaba passando para o estado líquido com a variação da temperatura.
Em regiões mais altas, como no caso da Serra dos Lopes, distrito de Parambu, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.
Previsão para os próximos dias
Tarde e noite desta quinta (11): tempo nublado com chuva no centro-sul e na serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva ao longo do dia
Sexta-feira (12): tempo nublado com eventos de chuva no centro-sul e na serra da Ibiapaba. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva
Itens relacionados:
Russas