-->

Terrorista atropela e mata oito pessoas em Nova York

Nova York. Oito pessoas morreram, ontem, depois de um homem jogar sua caminhonete contra ciclistas e pedestres em Nova York, em "um ato de terrorismo" em Manhattan, segundo o prefeito Bill de Blasio. Outras 11 pessoas tiveram ferimentos graves.

"Com base na informação de que dispomos no momento, trata-se de um ato de terrorismo (...) particularmente covarde", disse o prefeito democrata durante entrevista coletiva, na qual lamentou "este dia muito doloroso para nossa cidade".

"Isto foi dirigido a civis inocentes, dirigido a pessoas que vivem suas vidas e que não tinham ideia do que iria ocorrer".

O governador democrata de Nova York, Andrew Cuomo, destacou que a cidade "é um símbolo internacional de liberdade e democracia", o que a faz "também um alvo desta gente que rejeita estes conceitos". "Já vivemos isto antes".

Segundo testemunhas, o agressor jogou sua caminhonete contra ciclistas e pedestres e gritou "Allahu Akbar" (Deus é grande, em árabe) antes de ser baleado pela polícia.

As redes de televisão identificaram o agressor como Sayfullo Saipov, de Tampa, Flórida. Segundo o site WhitePages, o homem mora em Tampa desde junho de 2011 e tinha outros endereços em Ohio. Foi fichado por várias infrações de trânsito.

O chefe da polícia de Nova York, James O'Neill, confirmou a morte de oito pessoas, sendo ao menos seis homens, e que onze vítimas foram levadas ao hospital com ferimentos graves.

Segundo o oficial, o agressor dirigia uma caminhonete alugada branca com um logo da rede de ferragens Home Depot e após o atropelamento bateu contra um ônibus escolar, ferindo dois adultos e duas crianças.

Após a colisão, o homem saiu do veículo com duas armas e foi baleado pela polícia no abdome. Os policiais verificaram posteriormente que uma arma era de pressão (chumbinho) e outra de paintball. Já a chancelaria argentina informou, em Buenos Aires, que cidadãos de seu país morreram no ataque. O chanceler belga, Didier Reynders, anunciou "com profundo pesar uma vítima belga em Manhattan".

Logo após o ataque, policiais, bombeiros e ambulâncias chegaram ao local, à margem do rio Hudson, e bloquearam várias ruas, enquanto helicópteros sobrevoavam o sul de Manhattan.

Segundo os serviços de emergência, o ataque ocorreu no meio da tarde nas ruas Chambers e West Street, no bairro de TriBeCa, quando a cidade celebra a festa do Halloween.




  • Loading...
"Meu filho está ali", gritavam pais preocupados que aguardavam inquietos na porta de uma escola primária onde a saída dos alunos foi retardada por questão de segurança.

Este foi o primeiro ato vinculado ao terrorismo em Nova York desde a explosão de bomba artesanal, em setembro de 2016, em Chelsea, com 31 feridos.

O presidente Donald Trump chamou o agressor de "doente e perturbado". O francês Emmanuel Macron expressou condolências. "Nossa luta pela liberdade nos une mais do que nunca". A premiê britânica Theresa May se solidarizou. "Juntos derrotaremos o mal do terrorismo".
terrorismo

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato