-->

Ceará pode enviar pele de tilápia a feridos de Janaúba em MG

As vítimas do incêndio provocado intencionalmente pelo vigilante de uma creche em Janaúba (MG), na última quinta feira (5), no qual 11 pessoas morreram e 43 ficaram feridas, terão apoio do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ) e Banco de Pele Animal do Ceará. Os feridos, em sua maioria crianças, podem ser tratadas com curativos biológicos de pele de tilápia do IAQ.

De acordo com o médico Edmar Maciel, presidente do IAQ, a parceria foi solicitada pelo Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ajuda médica deve ser oficializada nas próximas semanas, de acordo com o desenvolvimento do quadro médico das vítimas do incêndio.

"Recebemos esse contato do Ministério da Saúde e outros órgãos, inclusive, de instituições como a Unicef. De prontidão, nos disponibilizamos a ajudar tanto com a pele de tilápia, que temos em estoque suficiente para a demanda, bem como com os profissionais do nosso grupo de pesquisa. Atualmente, contamos com cerca de mil peles de tilápia para esse tipo de tratamento", afirma Edmar Maciel.
Loading...
Segundo ele, o tratamento será específico para as vítimas que tiveram queimaduras de médio grau. "Atualmente, o tratamento dessas vítimas é feito com uma pomada de sulfa, que já está ultrapassada. A nossa rede pública ainda não tem estrutura suficiente para atender aos queimados. São apenas três hospitais aptos a receber esse público, o que representa 1% da demanda. O número ideal, seria pelo menos 13 hospitais, segundo o próprio Ministério da Saúde. Além disso, não temos pele suficiente para tratar todos os queimados", finaliza.

A pele de tilápia é a primeira pele animal do Brasil e a primeira de animal aquático do mundo estudada no tratamento de queimaduras. O curativo biológico é usado em pacientes com queimaduras de segundo e terceiro graus. Ela tem como vantagem a diminuição dos procedimentos de troca de curativos, o que acarreta menos dor e desconforto.

Outro benefício é que a pele de tilápia tem maior quantidade de colágeno dos tipos 1 e 3, proteínas importantes no processo de cicatrização. Evita também a contaminação bacteriana e perda de líquidos por exsudato, secreção de natureza inflamatória.
ceara

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato