Depois de ser exibido em vários outros países, especialmente de língua latina, finalmente o filme que retrata a vida cotidiana dos encourados de Morada Nova, cidade encravada a margem esquerda do Rio Banabuiú, que fica há 170 km de Fortaleza, capital do Ceará, estará na tela do Cine São Luiz e na programação da TV Cultura do Ceará.
O Documentário de autoria do jornalista Rogério Nogueira é uma produção independente, já foi exibido para os morada novenses durante a Festa do Vaqueiro. Importante seria que o poder público local, entendesse a importância dessa iniciativa que imortaliza a cultura dos encourados da terra do Vaqueiro que poderá ser visto pelas gerações futuras através da película cinematográfica.
”Morada Nova, 1894. Quatro homens encourados, resignados no ofício de sua profissão, campearam umas léguas tiranas na captura de um destemido boi, que embrenhado nas matas espinhentas, acometia medo e pavor naquelas paragens. A epopeia da caatinga deu margem e notoriedade ao personagem vaqueiro, o herói do sertão. Mas com o passar dos tempos, ficou esquecido e estigmatizado numa ótica ficcionista do imaginário popular”.Descreveu Eder Bicudo – Cinegrafista.
“Estamos fechando uma parceria com o Cine São Luiz e a TVC para exibir o filme VAQUEIROS em sua grade de programação de ambas instituição. Já é oficial.
Fonte: blogmarfreitas.blogspot.com.br
Itens relacionados:
Morada Nova
