-->

No primeiro semestre de dois mil e dezessete IJF atendeu 1.222 pessoas baleadas

A violência vem aumentando os índices de pacientes atingidos por arma de fogo que são atendidos no Instituto Doutor José Frota (IJF). Segundo levantamento do hospital, a pedido do Diário do Nordeste, no primeiro semestre deste ano foram realizados 1.222 atendimentos a pessoas baleadas. No ano passado, em igual período, o número era de 993. Os dados apontam um crescimento 23% das ocorrências. Em média, quase 7 pessoas atingidas por tiros deram entrada por dia na unidade hospitalar entre janeiro e junho. 

Entretanto, os números de lesões por agressões físicas reduziram. Em 2016, nos seis primeiros meses do ano, a emergência do IJF atendeu 1.486 pacientes vítimas de violência por lesão corporal. Já em 2017 o número caiu para 1.298 nos mesmos meses. Comparando os dois períodos, é possível avaliar uma redução de 13% dos casos.

Armas brancas

As perfurações e lesões por punhais, facas, entre outros materiais perfurantes também tiveram redução. No ano passado, eram 604 feridos. Enquanto em 2017, o número caiu para 506. A queda de atendimentos chega a 16%. 

Falta procedimento legal de notificação sobre baleados com a Polícia 
Apesar do alto números de pessoas baleadas e lesionadas atendidas pelo IJF, não existe um procedimento interno da unidade com órgãos de Segurança Pública para a cominicação específica desses casos. Conforme o Hospital, a chefia de segurança da unidade é responsável apenas pela vigilância e garantia da integridade física de usuários e profissionais do hospital, como também pela preservação do patrimônio público. 

Segundo o Instituto, existe um contato constante com os diversos órgãos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), "no entanto, não há uma rotina institucional para o monitoramento e notificação de acolhimentos de vítimas de violência na emergência do Hospital", disse a direção da unidade hospitalar.

Os atendimentos na Emergência do IJF são priorizados conforme a gravidade das lesões, seguindo o protocolo de classificação de risco. Todos os pacientes são encaminhados para unidades específicas, de acordo com as lesões, para o tratamento com a equipe médica especializada.
 IJF atendeu 1.222 pessoas baleadas

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato