-->

Castanhão registra o menor volume de água da história

Volume do Castanhão desce ao menor nível da história

O Açude Público Padre Cícero, mais conhecido como Açude Castanhão, com a capacidade de armazenamento de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses. chegou ao menor volume de água da sua história desde que o reservatório encheu pela primeira vez, em 2004. 

De acordo com uma matéria divulgada pela Jornal O povo, o maior açude do Brasil tinha ontem volume de água correspondente a 4,77% de seu volume total. O reservatório é o principal responsável por abastecer a parte mais populosa do Ceará, que abrange Fortaleza e Região Metropolitana.

A situação é crítica apesar de os açudes do Estado terem recebido em 2017 o maior aporte de chuvas dos últimos seis anos. O Castanhão foi o que mais ganhou água — mais de 120 milhões de metros cúbicos ao longo do ano. Quantidade insuficiente para compensar o consumo e manter mesmo o nível de antes da quadra chuvosa.

Castanhão registra o menor volume de água da história

Em fevereiro, quando começa período de maior aporte, o Castanhão tinha 4,96% da capacidade. Chegou a um pico de 6,09% no período chuvoso. Em dois meses e meio, perdeu tudo que recebeu no ano e ainda baixou mais.

Conforme Teixeira, há reservas para abastecimento até a próxima quadra chuvosa, no início de 2018. Para o próximo ano, ele espera aporte satisfatório nos açudes e a chegada das águas do São Francisco. “Só assim vamos tomar a decisão do que fazer”. São Francisco

Da Redação

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato