-->

População pede solução urgente para o Lixão em Russas

A queima de resíduos tóxicos no lixão do município de Russas se transformou em um grave problema de saúde pública para os moradores das comunidades Alto São João e Aeroporto, área urbana onde se localiza o depósito irregular de resíduos. Eles alegam os graves problemas respiratórios em consequência das recorrentes queimadas no local. 

A aposentada Maria Salvelina Cordeiro, 68, mora há 11 anos na comunidade do Aeroporto, que fica ao lado do lixão e diz que, "desde sempre", sofre com as recorrentes queimadas. "Já tive de abandonar a minha casa por uns dias devido a problemas respiratórios... por 4 vezes estive internada no hospital... me sinto muito cansada por conta disso, comecei a sentir esse cansaço por conta da fumaça", conta. A moradora explica que não há hora nem dia certo para acontecer. Resíduos como pneus, madeira, poda de árvores, animais mortos são queimados, geralmente no fim da tarde e início da noite. Mesmo com a diminuição, ela conta que houve períodos em que o lixo era queimado várias vezes por semana.
populacao-pede-solucao-urgente-para-o-lixao-em-russas

"Você tá em casa e, de repente, sobe aquela fumaça preta de pneu queimado. A comunidade fica toda escura, entra na casa de todo mundo, quase ninguém suporta isso. E quando acontece de madrugada, depois da meia-noite? É um sofrimento só, a gente não consegue nem dormir", se queixa outra moradora.

Ela alerta para a grande quantidade de idosos e crianças que estão expostas a essa situação. "Aqui na vizinha são bem cinco crianças. Vivem doentes. A quem você perguntar aqui na comunidade vai dizer a mesma coisa", lamenta.

As comunidades se reuniram na manhã desta terça-feira (11), e interditaram a via de acesso dos caminhões de lixo ao depósito de resíduos, e prometem permanecer por lá com ela interditada até o comparecimento das autoridades responsáveis no local para negociar uma solução para o problema. Fonte erivando lima

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato