-->

Governo promove oficina do PPA na região Vale do Jaguaribe

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), promoveu nesta quarta-feira (dia 19), mais uma “Oficina de Monitoramento Participativo”, com o objetivo de avaliar políticas socioeconômicas e revisar o Plano Plurianual (PPA) para os anos 2018 e 2019.

O evento teve início às 9 horas, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), na cidade de Morada Nova, localizada a 168 km de Fortaleza, e reuniu representantes de outros 14 municípios da região: Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
governo-promove-oficina-do-ppa-na-regiao-vale-do-jaguaribe
“A nossa meta é ouvir as pessoas da região, avaliar junto com essas lideranças o desempenho das ações governamentais com o objetivo, se for o caso, de ajustar o Plano Plurianual em função de novas necessidades ou demandas da sociedade”, observou Tuílo Camboim, orientador de Planejamento da Seplag.

O chefe de gabinete da prefeitura de Pereiro, Luciano Martins Santos, que já participou de oficinas anteriores do PPA, compareceu ao evento com a expectativa de levar demandas do município acerca da questão hídrica. “Temos problemas com abastecimento de água e essa é uma oportunidade importante para reforçar esse pleito”, observou.

O presidente da Associação dos Produtores da Lagoa do Tapuio ((ACPLT), de Morada Nova, Leonel Lemos Maia, que participa das oficinas do PPA desde 2007, ressaltou a importância da iniciativa do governo estadual. “Nas oficinas debatemos questões que se transformam em propostas e tendem a se realizar em orçamento público”, afirmou.

Para o secretário da Agricultura do município de Palhano, a crise hídrica, no momento, é a maior prioridade da região após cinco anos seguidos de chuvas abaixo da média. “Temos poços profundos, mas de água salobra. Então amos propor que o governo estadual invista mais em dessalinizadores de água e, se possível, na perenização do rio Palhano”.

Além da questão hídrica, o prefeito de Russas, Weber Araújo, compareceu ao evento com preocupação relacionada à segurança pública. “No ano passado, tivemos 72 homicídios no nosso município É uma realidade triste, provocada pela questão da droga e precisamos tentar reverter essa situação unindo esforços com o governo”, ponderou.

“A implantação do Raio, da Polícia Militar, já está demonstrando bons resultados em Russas. Mas outras estratégias e parcerias são importantes. E as oficinas do PPA são uma excelente oportunidade de levar essas demandas da nossa região ao sistema de planejamento do governo estadual", acrescentou o prefeito Weber Araújo.

Nesta quinta-feira (dia 20) os técnicos do governo se reúnem, em Canindé, com representantes dos municípios daquela região. E na sexta-feira estarão para outra discussão acerca dos problemas dos municípios no entorno de Itapipoca.

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto - (85) 3101.4495
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato