-->

Pescadores fisgam peixes com mais de 20 quilos em Banabuiú

Mesmo próximo do seu mais crítico nível hídrico, o terceiro maior açude do Ceará, o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, com capacidade para 1,6 bilhões de m³ ainda é motivo de alegria, pelo menos para pescadores. Neste fim de semana quatro deles pescaram tambaquis com pesos de até 22 quilos.

O administrador do açude construído e mantido pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Ariston Queiroz, confirma não se tratar de história de pescador. Foram quatro peixes, dois deles com 22 quilos, outro com 20 e o último com 19.

Ariston Queiroz acrescentou que os peixes foram pescados com anzol, no riacho do Pintado, no extremo oposto a montante do açude. Totalizando 83 quilos, três dos quatro peixes, os mais pesados, foram vendidos a R$ 8,50 o quilo. O menos pesado, de 19 quilos, aguarda comprador. O peso médio de um espécime adulto é 1 quilo.
pescadores-fisgam-peixes-com-mais-de-20-quilos-em-Banabuiu

Apesar de o Arrojado Lisboa estar apenas com 0,77% do seu volume, o equivalente a 1,2 milhões de m³, passado o período do defeso alguns pescadores voltaram para a água. Josenildo Gonçalves da Silva, conhecido como “Dadá”, é um deles. Usando a rede, esta conseguindo pescar tilápias de 250 gramas. Mas o pescado não chega aos 50 quilos por dia. É o suficiente apenas para a família não passar fome.

Como a carne do tilápia é preferencia da maioria dos consumidores mesmo tão pequenos ainda consegue fazer venda de R$ 4,00 o quilo. Entretanto, é preciso agir rápido porque com o açude secando a cada dia e sem perspectiva de mais chuvas, o oxigênio da água vai acabando e os peixes morrendo, comenta.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato