-->

Nome de Tasso Jereissati ganha força e gera crise de ciúmes nos bastidores políticos

O nome do Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tem tomado corpo para assumir a cadeira da Presidência da República, em eleição indireta, caso Michel Temer caia.
opcao-tasso-jereissati-ganha-forca-e-gera-crise-de-ciumes-nos-bastidores-politicos


O tucano cearense e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram elogiados pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como políticos competentes e experientes para assumirem o cargo.

Por essa declaração, feita após um encontro entre Tasso, Alckmin, FHC e João Doria em São Paulo, o mundo político – leia-se PMDB, DEM e PSD – veio abaixo. A ciumeira tomou conta dos bastidores políticos.

Segundo a Folha de S. Paulo deste sábado (27), para um líder do PSD, “o encontro na quinta (25) soou como uma ‘reunião de notáveis para ditar regras’, e o partido queixou-se com FHC”.

O jornal ainda relatou que a reação do PMDB ocorreu na bancada da Câmara. “Dois deputados, que pediram reserva porque ainda apoiam formalmente Temer, afirmam que o PSDB não tem voto para querer indicar a ordem dos fatores. E ressaltaram que, na Câmara, o favorito hoje seria o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ)”.

Entenda

Números levantados pela Folha mostram que os tucanos somam apenas 46 dos 594 possíveis eleitores, numa escolha indireta, levando em conta os 81 senadores e 513 deputados federais. “Tasso só tem apoio fechado no Senado, que concentra 13,6% dos votos no Colégio. O baixo clero, designação suprapartidária para parlamentares sem maior expressão, tem entre 60% e 70% dos votos na Câmara, e hoje seguiriam a indicação de Maia”.

Depois da crise de ciúmes, FHC, segundo o jornal, passou a sexta-feira (26) “apagando incêndios em reuniões e telefonemas, e a ordem no PSDB é silêncio sobre as articulações”.

O PT, partido com 58 deputados, de acordo com a Folha, tende a só participar do processo indireto apoiando um nome simbólico de oposição se o candidato “para ganhar” for o ex-ministro Nelson Jobim.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato