-->

Russas registra a maior chuva do estado neste domingo

russas-registra-maior-chuva-do-estado-neste-domingo

Neste Domingo de Páscoa houve uma redução da chuva no Ceará em comparação com os dias anteriores. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em apenas 15 municípios entre as 7h de sábado e 7h de ontem. As três maiores foram observadas em Russas (33mm), Lavras da Mangabeira (25mm) e Várzea Alegre (11.2mm). Até ontem, o Ceará tinha 11 açudes sangrando. 

A Funceme prevê para hoje, segunda­feira, possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e no Sul do Ceará. Nas demais regiões, o céu deve permanecer parcialmente nublado. Para amanhã, há chance de chuva na região Centro­Norte do Estado. Nas demais áreas, céu nublado a claro. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no Ceará durante a quadra de fevereiro a maio, mantém uma tendência de aproximação e afastamento da costa cearense, provocando maior ou menor intensidade pluviométrica.

A Funceme, registrou, anteontem, chuva em 77 municípios. As três maiores foram em Ubajara (50mm), Iguatu (49mm) e Ibicuitinga (46mm). Já na Sexta­Feira Santa, foram 82 cidades, sendo as três maiores em Ibiapina (45mm), Quixeramobim (41.8mm) e Ipueiras (39mm).

Os dados são parciais, mas, segundo a Funceme já choveu 48% do esperado para abril, que tem média histórica de 188mm. Em 2016, as chuvas foram reduzidas neste mês, com um déficit de 48%. Em 2017, a quadra chuvosa está bem melhor do que no ano passado, favorecendo o crescimento das culturas de sequeiro, os grãos (milho e feijão) e a pastagem para o gado.



    A previsão da Funceme é de chuvas dentro da média histórica para a atual quadra. O órgão não faz análise mês a mês. Para o mês de maio, são esperados 90mm, ou seja, menos da metade da média histórica de abril. No campo, os agricultores estão animados com a possibilidade de uma boa safra de milho e feijão, quadro favorável em todas as regiões do Estado.

    A colheita do feijão­verde manteve o seu preço estável durante a Semana Santa. É um dos produtos que integram a cesta básica do cearense. A oferta elevada contribui para a manutenção do preço em torno de R$ 6, o quilo. "A gente espera que baixe a partir desta semana porque há feijão sobrando na feira livre", disse a dona de casa Margarida Alves, moradora de Iguatu.

    Aporte

    O Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registrou, nas últimas 24h, aporte de 2,4 milhões de metros cúbicos, em 29 açudes, destacando­se Acarape do Meio, Angicos, Castanhão e Jaburu I. O volume médio atual é de 12,09%, considerando os 153 reservatórios monitorados pelo órgão. Desde a segunda quinzena de março passado que ocorre um aumento no nível médio dos açudes. No momento, há 11 estão sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Cauhipe (Caucaia), Itaúna (Granja), Maranguapinho e Itapebussu (Maranguape), São Pedro Timbaúba (Miraíma), Valério (Altaneira), Tijuquinha (Baturité), Gameleira e Quandú (Itapipoca).

    Fonte:Diário do Nordeste

    Luciano Almeida

    Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

    Postagem Anterior Próxima Postagem

    Formulário de contato