-->

Câmara aprova projeto da Reforma Trabalhista; votação segue para o Senado

reforma-trabalhista-e-aprovada-na-camara

Brasília. Após cerca de 10 horas de sessão, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (26), por 296 votos favoráveis e 177 contrários, o projeto de Reforma Trabalhista, que prevê mudanças em mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em seguida, os parlamentares analisaram, madrugada adentro, os destaques para que o projeto possa ser encaminhado ao Senado, o que deve ocorrer na próxima semana.

A maioria dos destaques foi reprovada. A essência do projeto foi mantida, inclusive o ponto considerado a "espinha dorsal" da Reforma Trabalhista, que é a permissão para que o acordado entre empresas e sindicatos se sobreponha à lei. Isso valeria para 15 itens, entre eles jornada de trabalho e banco de horas. O texto manteve uma lista de direitos considerados essenciais que não podem ser negociados.

Após a aprovação do texto da Reforma Trabalhista, o presidente Michel Temer (PMDB) telefonou para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para agradecer a mobilização em torno da proposta. No gabinete presidencial, o peemedebista também falou com líderes partidários e, segundo relatos de presentes, avaliou que o resultado foi "muito satisfatório". O placar de 296 votos a favor, no entanto, não atingiu a intenção inicial de Temer. A perspectiva era conseguir pelo menos 308 votos.

Ministros exonerados
Para garantir a aprovação, Temer exonerou quatro ministros, que retornaram à Câmara para votar a favor da reforma. A decisão de Temer, foi motivada, entre outras coisas, pelo temor de que o PSB impusesse uma derrota ao governo na votação. O partido fechou questão contra as reformas trabalhista e previdenciária. Voltaram ao Congresso os ministros Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), filiado ao PSB; Bruno Araújo (Cidades), do PSDB; Mendonça Filho (Educação), do DEM; e Ronaldo Nogueira (Trabalho), do PTB.

Traições
Praticamente todos os partidos da base de apoio a Michel Temer registraram traições na votação da Reforma Trabalhista. A começar do próprio PMDB. Sete deputados votaram contra o projeto do Palácio do Planalto.

Proporcionalmente, as maiores infidelidades ocorreram nas bancadas do Solidariedade (8 votos a 5 contra o governo) e do PSB (16 votos contra e 14 a favor). No PPS, que tem dois ministérios no governo Temer, 6 deputados votaram a favor da reforma e 3 contra. No PP do líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PB), 9 votos foram contra a reforma e 34, a favor.

No PR, que controla o Ministério dos Transportes, houve 7 votos contra a reforma. Os partidos mais fiéis da base foram o DEM, com nenhuma traição, e o PSDB, que deu 43 votos a favor da reforma e apenas um contra

Manifestações
A discussão e a votação da Reforma Trabalhista foi marcada por protestos. Assim que o relator da matéria, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), começou a ler o seu parecer para dar início à votação em plenário, diversos parlamentares da oposição subiram à mesa principal segurando placas com frases como "Demissão em massa" e "Direitos legais derrubados". A leitura do parecer continuou minutos depois, interrompida algumas vezes por gritos de "Fora Temer".

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato