-->

Com chuvas, produção agrícola no CE cresce 193%

com-chuvas-producao-agricola-no-ce-cresce-193

O mais recente relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) sobre a situação da safra agrícola de sequeiro (áreas de pouca chuva) traz esperança para o agricultor e para o Estado. 

Com as chuvas do mês de março, técnicos da Ematerce preveem que a área cultivada este ano será superior em cerca de 9% em relação à área colhida em 2016. Os dados preliminares  apresentam ainda um leve acréscimo em relação à primeira estimativa do ano, reduzindo apenas a cultura da mandioca, pois algumas cidades estão com dificuldades para obter a semente para o plantio.

Produção


    Com relação à produção (algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, mandioca, milho e sorgo) estimada para o mês de 2017 comparada à safra colhida em 2016, os dados atuais mostram um crescimento na produção total em 193,83%, sendo que, se for considerado apenas a produção de grãos, verifica-se um crescimento de 328,86%, enquanto a cultura da mandioca tem estimada uma produção superior ao ano passado em 98,98%.

    A Ematerce alerta que, apesar das chuvas que caíram este ano, 2016 foi o quinto ano consecutivo de chuvas abaixo da média e teve perdas consideráveis na grande maioria dos municípios. Já em 2017,  as precipitações ocorreram em todas as regiões, embora algumas, como a do Jaguaribe, Inhamuns e nos três Cariris houve uma redução de quase 10%. Apesar disto, 91,53% as áreas estimadas já foram plantadas.

    O valor da produção inicial para este período do ano era de R$ 1,9 milhão, mas já passou um pouco mais de R$ 2 milhões.

    Principais itens
    Com os dados registrados até este período pela Ematerce, o milho participa com 77,60% desta estimativa inicial da produção de grãos, enquanto que o feijão participa com 21,09%. As demais culturas, arroz, algodão, amendoim, mamona e sorgo participam com 1,32% do total dos grãos, enquanto a safra de mandioca representa 39,78% do total da safra de sequeiro.


    Luciano Almeida

    Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

    Postagem Anterior Próxima Postagem

    Formulário de contato