-->

Fiéis rendem homenagens a São José no ceará


Iguatu/Quixadá. Nuvens de chuva não apareceram na maior parte do Ceará neste domingo, quando os católicos festejaram o padroeiro do Estado, São José. O sol prevaleceu, mas o sertanejo não perdeu a fé no Santo. Os fiéis participaram de missas e procissões em dezenas de cidades e em centenas de localidades rurais, pois o pai adotivo de Jesus Cristo é um santo muito popular.

São José é padroeiro de oito cidades: Aquiraz, Missão Velha, Potengi, Catarina, Granja, Ubajara, Itapipoca, Maracanaú. Algumas paróquias neste ano mantiveram a tradicional procissão, outras adiaram para hoje. Há 17 anos, São José tornou-se padroeiro da Diocese de Iguatu. Uma catedral foi construída. Os devotos participaram, no início da noite de ontem, de uma procissão com o andor do Santo sobre um carro. O bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, manteve parte da programação, mas a missa dedicada a São José será celebrada hoje, a partir das 18h. Para a Igreja Católica, o domingo, Dia do Senhor, prevalece sobre as festas de santo.
Tradição centenária
Na localidade de Baú, zona rural de Iguatu, os festejos dedicados a São José ocorrem há 121 anos. Durante todo o mês de março, os católicos celebram novenas e no, dia 19, há a tradicional missa campal, sob a sombra de um fícus-benjamim. "Aqui é uma história de fé que é repassada para as novas gerações", observou o Monsenhor Queiroga.

Cada devoção tem uma história de fé. No sítio Baú, em 1896, o agricultor José Alves de Oliveira, fiel às tradições da religiosidade popular, em um momento de muita aflição, por ocasião do nascimento de um dos seus filhos, fez promessa e, com a graça alcançada, ergueu a capela e dedicou o templo a São José.

Criado em 1938, o distrito de Custódio realizou, na manhã deste domingo, a procissão em homenagem ao padroeiro da comunidade rural a 20Km do Centro de Quixadá, no Sertão Central. Segundo os moradores católicos desta localidade, o cortejo é um dos mais antigos do Ceará.
kkk
Mesmo assim todo o ritual foi realizado. Começou às 9h, com a imagem do santo percorrendo a principal rua de Custódio, nas mãos dos devotos, seguida de missa celebrada pelo padre Marcos Chagas. Finalizando os festejos, houve o arreamento da bandeira, no pátio da igreja.

A programação foi realizada debaixo de sol forte. Quem levou guarda-chuva, na expectativa de se proteger para não se molhar, acabou utilizando para proteção dos raios solares. A paróquia montou tendas para abrigar os fiéis durante a celebração. 


Todos agradeceram pelas chuvas deste ano e esperam a continuidade. Em Custódio, o Tema Geral das festividades, acompanhadas da novena, foi "São José, em Nazaré, cultivava com Maria e Jesus a história de uma família santa e feliz".

Reza a tradição popular que, quando chove no dedicado ao padroeiro do Ceará, o restante do inverno será bom. "Já vi muitos invernos começarem logo depois do Dia de São José", disse o agricultor Francisco Bezerra, 83. "Neste ano, não choveu, mas a gente não pode perder a fé, a esperança".
Fonte DN
fieis-rendem-homenagens-a-sao-jose-no-ceara

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato