Chuvas localizadas geram pequena recarga de açudes
A reaproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações no Estado na quadra chuvosa, deve ampliar a intensidade das ocorrências nos próximos dois dias. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) que registrou chuva em 89 municípios de 7h de terça-feira às 7h de ontem.
As três maiores foram registradas em Aracati (45mm), Chorozinho (41mm) e Limoeiro do Norte (36.1mm). As precipitações permanecem localizadas. "Essa é uma característica do Semiárido e ocorre com maior evidência em anos em que não há sistemas convectivos intensos, de chuvas bem acima da média", observou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. Segundo Fritz, as chuvas neste ano no Estado podem até alcançar o índice esperado para o período, mas haverá regiões em que ficarão abaixo e o problema de recarga hídrica dos açudes vai permanecer. "Ainda bem que os pequenos já estão enchendo", frisou.
As chuvas localizadas são ruins para a agricultura, bem como para a recarga dos açudes médios e grandes. Os meteorologistas da Funceme voltaram a confirmar a tendência de escassez de chuvas nas Bacias Hidrográficas do Alto Jaguaribe e do Salgado, responsáveis pela recarga dos açudes Orós e Castanhão.
Segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o aporte de ontem foi 17,5 milhões de m³ em 52 reservatórios.
Fonte diário do nordeste
Itens relacionados:
Ceará