-->

Vírus chikungunya e Dengue atingiram mais de 400 pessoas em 2017 no ceará

O Ceará já registrou 427 casos de dengue e chikungunya até o dia 2 de fevereiro deste ano. Até o momento, a Secretaria de Saúde não confirmou nenhuma morte por ambas as doenças.

A maior parte dos casos são de chikungunya. No primeiro mês do ano, das 1.341 notificações, 227 foram confirmadas.  A maioria dos registros ocorreu em adultos com  idades entre 20 e 29 anos (22%) e o sexo feminino predominante na maioria das faixas etárias (56,8%).

Conforme ainda a Sesa, Baturité e Independência fora as cidades com as maiores incidências do estado, com mais de 300 casos notificados por 100 mil habitantes. No ano passado, a Febre de Chikungunya fez 31.507 vítimas com 19 óbitos sendo a maior parte do sexo feminino.
virus-chikungunya-e-dengue-atingiram-mais-de-400-pessoas-em-2017-no-ceara

Já no caso da dengue, que em 2016 matou 30 pessoas no Ceará, deixou 200 pessoas doentes em 2017. Assim como a chikungunya, a maior parte das vítimas são mulheres. Dos 2.139 casos notificados, a maioria foram registrados em Fortaleza  (1.205), Caucaia (199), Alto Santo (178) e  Iracema (46).

Outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, a febre pelo vírus zika ainda não foi confirmada em 2017. Até o começo de fevereiro, a Secretaria de Saúde recebeu 70 notificações, sendo 7 casos em gestantes, mas até agora sem conformações da infecção.

Prevenção
Como medidas de prevenção à proliferação do mosquito é recomendado que o lixo seja colocado em sacos plásticos bem fechados, onde não possa acumular água. Além disso, é necessário lavar bem objetos que acumulem água constantemente como vasilhames, jarros, caixas d’água, calhas, lajes e tonéis.

A dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

Fonte diário do nordeste 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato