Nesta quinta-feira (16), a Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento, realizou um seminário regional, em Russas, para 16 municípios da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (BBJ). Durante o evento, foram apresentados o Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) e o programa de Saneamento Rural Ceará IV aos municípios, bem como discutidas as medidas necessárias para a implantação dos programas.
Estiveram presentes no evento, os prefeitos de Tabuleiro do Norte, Russas e Alto Santo, além dos representantes do Ministério da Integração, da Cagece e dos municípios da BBJ.
Os municípios que fazem parte da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (BBJ) são: Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguarana, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
O seminário também já foi realizado nos municípios de Fortaleza, Itapipoca e Sobral, e nos próximos dias vai acontecer com os municípios da Bacia do Salgado, em Juazeiro do Norte.
O Siasar
O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.
Em maio de 2016, o Siasar iniciou a implantação de um projeto piloto no município de Aracati. Em novembro deste mesmo ano, a Secretaria garantiu recursos na ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, para realizar a expansão do sistema em 125 municípios do Ceará em 2017 e 2018.
Ceará IV
Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Itens relacionados:
Russas