-->

Seminário discute saneamento rural em Russas

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento, realizou um seminário regional, em Russas, para 16 municípios da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (BBJ). Durante o evento, foram apresentados o Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) e o programa de Saneamento Rural Ceará IV aos municípios, bem como discutidas as medidas necessárias para a implantação dos programas.

Estiveram presentes no evento, os prefeitos de Tabuleiro do Norte, Russas e Alto Santo, além dos representantes do Ministério da Integração, da Cagece e dos municípios da BBJ.

Os municípios que fazem parte da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (BBJ) são: Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguarana, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

O seminário também já foi realizado nos municípios de Fortaleza, Itapipoca e Sobral, e nos próximos dias vai acontecer com os municípios da Bacia do Salgado, em Juazeiro do Norte.

O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

Em maio de 2016, o Siasar iniciou a implantação de um projeto piloto no município de Aracati. Em novembro deste mesmo ano, a Secretaria garantiu recursos na ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, para realizar a expansão do sistema em 125 municípios do Ceará em 2017 e 2018.

Ceará IV

O programa Ceará IV está em fase de estudo para implantação e irá receber um empréstimo de 50 milhões de Euros do banco KFW. O programa tem como objetivo promover a construção, expansão e aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água, além de desenvolver melhorias sanitárias domiciliares e implantar sistema de esgotamento sanitário em algumas comunidades rurais do estado que são atendidas pelos Sisars. O programa prevê ainda a construção de um Centro de Referência para capacitação de pessoas que irão operar e manter os sistemas de esgotamento.

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
seminario-discute-saneamento-rural-em-Russas

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato