O vereador Bidô reclamou da falta assistência da secretaria de saúde Limoeiro do Norte para os moradores de Tomé.
Na sexta-feira (03), o parlamentar abordou o tema na Câmara municipal. De acordo com o vereador José de Fátima, com relação à parte que compete ao território quixereense, a gestão municipal tem disponibilizado a atenção necessária para o bom funcionamento do posto de saúde. Já para a área que é de competência da Secretaria de saúde do município de Limoeiro do Norte, em conformidade com o vereador Bidô, o compromisso não tem sido honrado, o que segundo ele, tem posto os moradores em dificuldades quando necessitam do benefício.
O edil defendeu a ideia de que as prefeituras trabalhem em conjunto, com o objetivo de solucionar o problema e amenizar o sofrimento da população mais carente que depende dos serviços do Posto de Saúde da comunidade do distrito de Tomé.
O vereador reivindicou ainda a implantação de um posto de saúde e construção de calçamento para a comunidade de Macacos, e pediu celeridade no processo de distribuição do benefício do Programa Hora de Trator.
Já o vereador Luizinho, primeiro secretário da mesa diretora, ao usar da palavra, durante o primeiro expediente da Casa Legislativa parabenizou aos Secretários de Infraestrutura das prefeituras de Limoeiro do Norte e Quixeré pela parceria firmada entre as duas secretarias, que culminou na operação de limpezas em ruas do distrito de Tomé, tanto do lado de Quixeré como de Limoeiro do Norte.
O parlamentar aproveitou o ensejo para reivindicar junto ao poder público municipal quixereense, a reforma da Praça do distrito de Tomé. De acordo com as alegações do vereador Luizinho, o referido espaço público encontra-se em estado de abandono, o que tem motivado o afastamento dos moradores que costumam se reunir, principalmente no horário da noite. Ele também reivindicou a reforma do calçamento no trecho compreendido entre o mercado público e a padaria. Quanto à pavimentação da comunidade de Cercado do Meio, ele informou que a obra já foi iniciada e que em breve os moradores estarão desfrutando do Benefício.
Ao se pronunciar, ainda no pequeno expediente, o vereador Faguinho falou da repercussão em torno do requerimento de sua autoria, onde reivindicou junto ao executivo quixereense que seja disponibilizado um transporte exclusivo para pacientes de Quixeré para a Policlínica Regional, na cidade de Limoeiro do Norte. Fagner fez menção ainda à situação da agência do Banco do Brasil de Quixeré que à cerca de 02 meses encontra-se com as suas atividades paralisadas, causando sérios transtornos para os munícipes quixeensenses.
O problema já foi tema de outras discussões no legislativo municipal, onde, na oportunidade o próprio edil deu entrada com requerimento para cobrar da direção da instituição financeira, as devidas providências e a volta de forma imediata do atendimento na agência local. Ainda com relação ao tema, o parlamentar afirmou que já recebeu resposta remetida pela promotoria do município, onde a autoridade competente respalda a reclamação e demonstra interesse em sanar a pendência.
Já o vereador Dedé de Mecier, durante um rápido pronunciamento realizado durante o primeiro expediente justificou o atraso no programa Hora de Trator. De acordo com Dedé, o atraso se deu em virtude do processo de manutenção das máquinas que ainda não foi concluído. O parlamentar assegurou que tão logo os equipamentos sejam liberados, a secretaria de agricultura estará disponibilizando o benefício para os pequenos produtores do município.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para reivindicar do secretário de infraestrutura de Quixeré, a limpeza das ruas do distrito de Lagoinha. Em conformidade com o vereador requerente, resto de material de construção e podas de árvores, dentre outros tipos de materiais são visíveis pela população que reside no referido distrito e reclamam constantemente da falta de manutenção dos espaços públicos da comunidade.
Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite