Na sexta-feira 10 de fevereiro de 2017, durante a sessão ordinária da Câmara municipal de Tabuleiro do Norte, sob a presidência da vereadora Lindalva Batista Linhares, foram lidos e discutidos diversos projetos de lei de autoria do executivo municipal, dentre eles o projeto de lei que implanta o programa social de horas máquinas agrícolas gratuitas em benefício aos pequenos agricultores.
O vereador Sidcley Almeida de Souza (Gordinho do Sindicato), com o apoio do colega petista Lucieudo Sena, apresentou uma emenda ao projeto de lei. Pela proposta do vereador, além de participar de uma associação de agricultores, ou comunitárias, ou serem amparadas por programas sociais voltados a agricultura familiar, também poderiam ser contemplado com o programa de horas máquinas os agricultores portadores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O projeto Lei de autoria do poder executivo oportuniza aos criadores e agricultores da agricultura familiar do município de Tabuleiro do Norte, que obedecerem aos critérios exigidos pelo programa a serem beneficiados com até uma hora máquina na preparação do solo.
Em 2016, o município de Tabuleiro disponibilizou 1.000 horas máquinas, em 2017, a prefeitura pretende beneficiar aos agricultores pelo menos 2.000 horas máquinas.
Na ordem do dia, o projeto foi posto em discussão, e amplamente debatido pelo vereador Chris Leyconn Conrado Moreira, que defendia a aprovação do programa da forma que foi enviado pelo executivo e pelos vereadores Gordinho do Sindicato e Lucieudo
Sena, que defendiam a extensão do programa aos agricultores possuidores do DAP.
Ao final, a presidente Lindalva Batista Linhares colocou o projeto em votação e teve a emenda reprovada pela maioria dos presentes, sendo que projeto foi aprovado em única votação, pela maioria dos vereadores, da forma que foi editado pelos técnicos do executivo municipal.
Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas