-->

Chuvas deste sábado é a maior do ano no Ceará; Caucaia já acumula 168 mm

O Ceará amanhaceu sob chuva intensa na manhã deste sábado (11). Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta é a maior precipitação do ano. Caucaia registrou o maior volume  2017, com 168mm. Tauá segue em segundo no ranking das 10 maiores chuvas do dia, com 152mm. Itaitinga, com 122mm, Amontada e Aracoiaba registraram 116mm.

A Funceme afirma que, até às 10h10, 127 dos 184 municípios cearenses estavam com chuvas. O órgão explica que as precipitações intensas estão sendo registradas em todas as regiões do Estado e que a previsão é de que o cenário permanceça assim até segunda-feira (13).

Na Região Metropolitana de Fortaleza, além de Caucaia, Itaitinga e Aquiraz, a Capital também está entre as cidades com maior volume de água, com 107.8mm.  Horizonte também se destaca, com 108mm.

Previsão
Neste fim de semana, a previsão da Funceme aponta a atuação direta da Zona de Convergência InterTropical (ZCIT), trazendo precipitações para todas as regiões do Ceará. Para este sábado (11), o órgão aponta que as chuvas mais intensas devem acontecer no Centro Sul do Estado. No domingo (12), o Centro Norte deve ser mais favorecido. 
chuvas-deste-sabado-e-maior-do-ano-no-ceara


Segundo o Calendário das Chuvas da Funceme, na sexta-feira (10) choveu em 68 municípios cearenses, tendo sido registrado até então o maior índice de precipitação de 2017: 128mm contabilizados em Porteiras, na Região do Cariri.

Chuva de 72 milímetros no poço da pedra- Roldão Morada nova


Açudes
Com as recentes chuvas, o aporte nos reservatórios registrado na sexta-feira (10) foi de 0,8 milhões de m³, com destaque para os açudes Martinópole, Itaúna, Cachoeira, Gameleira e Diamante. Nos últimos sete dias, no entanto, Castanhão, Itaúna, Gameleira, Gangorra e Martinópole foram os açudes com a maior carga d'água recebida.

O aporte total registrado em 2017 no Estado foi de 24,40 milhões m³ até o momento, mas, com a mudança pouco significativa no cenário crítico em que a maioria dos reservatórios se encontra. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o atual volume médio dos 153 açudes monitorados diariamente chega a apenas 6,1%.

Destes, 49 estão em volume morto e 38 completamente secos. O volume de água das bacias, de acordo com a Companhia, está distribuído: Litoral (24,79%), Alto Jaguaribe (11,26%), Coreaú (25,36%), Metropolitanas (9,11%), Serra da Ibiapaba (12,78%), Médio Jaguaribe (4,52%), Salgado (9,55%), Acaraú (6,66%), Banabuiú (1,60%), Sertões de Crateús (1,16%), Curu (1,32%) e Baixo Jaguaribe (0,00%).

Rua principal de Jericoacoara vira "rio de lama":


Situação na avenida Raul Barbosa, em Fortaleza:

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato