-->

Cachoeiras transformam a paisagem no Cariri

Crato/Missão Velha. A chuva que caiu nas primeiras semanas do ano no Cariri trouxe não somente esperança de um inverno melhor, mas também fez renascer a beleza natural de diversos pontos turísticos da região que, devido à ausência de chuvas na maior parte do ano, ficam "adormecidos".

No Crato, cidade notabilizada pela grande quantidade de fontes naturais e cascatas, a chuva trouxe vida para a nascente do Rio das Batateiras, que em seu curso superior forma a Cascata do Lameiro, um dos espetáculos naturais mais belos da região. A água que corre por entre pedras e a vegetação, numa harmonia simétrica atrai turistas da região e fomenta o economia do local, junto à Área de Proteção Ambiental (APA) do Araripe.

"Quando começa a chover, os balneários daqui ficam lotados de sexta a domingo. Muita gente vem para desfrutar da natureza, para se divertir e descansar. E a gente aproveita essa alta estação para ganhar dinheiro, já que, depois do período chuvoso, o fluxo de pessoas diminui bastante", pontua o comerciante Mário Sérgio Bonfá Filho, dono de um balneário próximo à Cascata.

O estudante de medicina Iury Sarmento Mendes constata, no entanto, que "a força das águas está menor do que nos anos anteriores". A observação do turista residente na capital cearense tem uma explicação. Apesar de o Cariri ter sido a região com maior volume de chuva observado durante o mês de janeiro em todo o Estado, o índice ficou abaixo da média histórica para região, que é de 148.3 milímetros. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em janeiro, foram observados, no Cariri, 137.8 mm, isto é, desvio negativo de 7.1%.

Nos primeiros 15 dias de fevereiro, o órgão já verificou o acumulado de 62.6 mm, desvio negativo de 62.5%, frente à média histórica para o mês, que é de 166.8mm. No entanto, mesmo com os volumes abaixo da média, as chuvas registradas têm conseguido mudar positivamente a paisagem na região.

Atrativo
Na cidade de Missão Velha, desde a segunda semana de janeiro os turistas voltaram a contar com o atrativo natural formado pela d+eslumbrante queda d'água de 12 metros na cachoeira do município, formada pelo Rio Salgado. Durante a quadra chuvosa, a Cachoeira de Missão Velha torna-se o principal ponto de visitação
do Município. Com o aumento no fluxo de visitantes, cresce também a preocupação do Corpo de Bombeiros.

Isso porque com a mesma intensidade que a força da correnteza que forma a cascata encanta, ela também gera riscos. Os bombeiros advertem que o banho no local não é recomendado, devido à força da água e às pedras escorregadias. Porém, apesar do alerta, é comum encontrar pessoas pescando no local e, outros, tomando banho. Para garantir a segurança dos turistas, foram implantadas barras de segurança com correntes e placas de advertência.
cachoeiras-transformam-paisagem-no-Cariri

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato