-->

Vereadora tem mandato cassado pelo TRE-CE em Fortaleza

A vereadora de Fortaleza Lucimar Vieira Martins – conhecida como Bá (PTC) teve o seu diploma cassado por compra de votos na eleição de 2016. nesta quinta-feira, 26  pelo o juiz eleitoral da 118ª Zona Eleitoral, José Ricardo Patrocínio, 

A decisão atende a uma denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), ajuizada pelo promotor de Justiça Eleitoral Antônio Ricardo Brígido Nunes Memória. Além disso, a Justiça Eleitoral determinou que a vereadora pague multa de R$ 20 mil. 

Como a decisão é em 1ª instância, a parlamentar ainda pode recorrer ao pleno Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

O promotor de Justiça Eleitoral representou a parlamentar, acusada de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos. Na denúncia, o representante do Ministério Público apontou a existência de um “balcão de prestação de favores e dádivas” no comitê eleitoral da candidata. 

Segundo o despacho do juiz, “não há dúvida” de que a campanha da candidata teria distribuído benefícios dos mais diversos, desde o pagamento de contas de água e energia até “favores e marcação de consultas” para óculos.

A sentença se baseia, ainda, em um mandado de busca e apreensão cumprido no comitê da candidata, onde foram apreendidas “inúmeras faturas de contas em nome de diversos eleitores” e cópias de documentos, “inclusive com nomes e números de títulos de eleitor, zonas e seções eleitorais”. 
De acordo com o magistrado, as listas tinham até o quantitativo de votos conquistados por cada “favor”. A investigação que levou à apreensão dos documentos ocorreu após uma líder comunitária denunciar uma suposta reunião em que seria distribuída a quantia de R$ 100,00 para eleitores no comitê da então candidata.

Na denúncia, o promotor de Justiça sugere ainda que a prática diz respeito “não apenas nesta eleição”. A decisão destaca ainda “franca tentativa” de destruição de provas materiais dos crimes. Conforme o juiz, no momento da apreensão, integrantes do comitê da vereadora “atiraram documentos sobre o muro em direção a terreno vizinho”, como tentativa de eliminar evidências contra a parlamentar.

Com informações do jornal O Povo Online.
vereadora-tem-mandato-cassado-pelo-tre-ce-em-fortaleza

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato