-->

Chove em 63 cidades do Ceará

Iguatu. As chuvas isoladas de pré-estação continuam banhando municípios cearenses em várias regiões. Entre as 7h de quarta-feira e 7h de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviometria em 63 municípios. A maior precipitação ocorreu em Crateús (75mm), seguida de Amontada (46mm) e Viçosa do Ceará (45mm).

As chuvas concentraram-se no Norte, Litoral, Ibiapaba, Inhamuns e Cariri. A Funceme prevê para hoje tempo com nebulosidade variável e chuvas no Noroeste e Centro-Sul do Estado. Para amanhã, possibilidade de chuva na faixa litorânea e Sul do Estado. Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, essas precipitações decorrem da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aliada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

A ZCIT é uma imensa formação de nuvens que geralmente se posiciona no Oceano Atlântico próximo à Linha do Equador e é o principal sistema causador de chuvas no Estado de fevereiro a maio. Daí a importância da temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul estarem mais aquecidas do que a área Norte, uma vez que a ZCIT posiciona-se onde há temperatura mais elevada.

A chuva em Crateús deixou os agricultores esperançosos e animados. No Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ontem, o clima era de alegria. "A gente está confiante de que neste ano teremos um bom inverno para acabar com essa seca que nos maltrata há bastante tempo", disse a diretora da entidade, Maria de Fátima Gomes.

Na zona rural de Cariús, na região Centro-Sul, pequenos açudes encheram com as últimas chuvas caídas no Município. São pequenos reservatórios que asseguram o abastecimento humano, dos animais e a produção da agricultura familiar ao longo do ano.
chove-em-63-cidades-do-ceara


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato