-->

Campeonato Cearense terá o mesmo número de equipes da capital e do interior após 12 anos

O Campeonato Cearense começa neste sábado (14). Com a presença de Fortaleza, Ceará, Ferroviário, Uniclinic e Tiradentes, além de cinco times do interior

Vai começar o mais polêmico e sempre conturbado estadual do futebol nordestino, o Campeonato Cearense. 

Existem aqueles torcedores que gostam, defendem o certame, mas também têm aqueles que acreditam na falência dos estaduais. Gostando ou não, a realidade é que a competição começa neste sábado (14), com dois jogos, e no domingo (15) mais dois, sendo um deles o Clássico das Cores, entre Fortaleza e Ferroviário. Mas antes mesmo dele ter sido iniciado, uma desistência. 

Alegando não ter condições financeiras e estruturais, principalmente sem a regularização do estádio Coliseu do Sertão, o Alto Santo desistiu da disputa. Com isso, o Tubarão da Barra ascendeu a divisão de elite após dois anos longe da Série A.
Aliado a isso, como de costume o velho e conhecido problema dos laudos dos estádios afetou até o estádio Presidente Vargas. Na tabela aparecem quatro estádios que estão aptos para receber partidas com público. São eles: Castelão, Domingão, Junco e Romeirão.

Contudo, apenas o Castelão e o Domingão estão liberados a receber jogos com público. Os outros, caso não regularizem as situações, terão jogos de portões fechados.
Em 2016, o campeonato terá cinco times da capital contra cinco do interior. A última vez havia sido em 2005, quando Fortaleza, Ceará, Ferroviário, Uniclinic e Tiradentes também disputaram o torneio.
O Tribuna do Ceará traz informações sobre os participantes da competição. Ceará e Fortaleza seguem como os favoritos; e Uniclinic, atual vice-campeão do Estadual, e Tiradentes desejam surpreender os grandes da Capital.
Campeonato-Cearense-Hemerson-Maria-Fortaleza
Hemerson Maria é o comandante da equipe para a temporada 2017 (FOTO: Reprodução/Facebook)
Fortaleza
Atual bicampeão cearense, o Tricolor do Pici fez uma grande reformulação do elenco que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro, e que não conseguiu o tão desejado acesso à Série B. Contudo, falando de campeonato regional é diferente. O time está com a hegemonia nos últimos dois anos e quer manter isso para começar o ano com o pé direito.
Para isso, teve o retorno do treinador Hemerson Maria, que comandou a equipe nos dois últimos jogos do ano de 2016. Junto com ele, a diretoria do Fortaleza apostou na contratação de um novo gerente de futebol, o ex-jogador César Sampaio.
Para suprir as ausências do elenco da temporada passada, foram contratados o goleiro Mateus Inácio, ex-Ponte Preta, o zagueiro Ligger, o lateral-esquerdo Gaston Filguera e o atacante Juninho Potiguar. Quem permaneceu foi o meia Rodrigo Andrade, destaque da equipe na Série C. O Leão estreia contra o Ferroviário, no próximo domingo (15), na Arena Castelão, às 16h.
Magno-Alves-Ceara-Campeonato-Cearense
Magno Alves é um dos granes nomes do Ceará para a temporada (FOTO: Divulgação/cearasc.com)
Ceará
O Alvinegro deseja trilhar um caminho totalmente oposto do que aconteceu em 2016, quando a equipe ficou em 5º lugar no Estadual, uma das piores campanhas do Vovô na história do campeonato. Para isso, a equipe manteve uma base do time que disputou a Série B, teve a volta de Magno Alves e Ricardinho, campeões do Nordeste em 2015 com o Ceará, e também trouxe 12 novos jogadores para reforçar ainda mais o elenco.
Apesar da campanha ruim na temporada 2016, o Ceará é sempre um dos favoritos ao título estadual, pela tradição e número de títulos que possui no campeonato. Além de querer voltar a ser campeão estadual, o Vovô também quer impedir o tricampeonato do rival Fortaleza.
No comando técnico a diretoria do Ceará optou por Gilmar Dal Pozzo, técnico que conseguiu subir a Chapecoense da Série C para a Série A. Por ter sido o último time a iniciar a pré-temporada, por conta das férias, o Vovô estreia no Estadual na segunda rodada, na próxima quarta-feira (18), contra o Maranguape, às 21h, no estádio Domingão, em Horizonte.
Ferroviario-Marcelo-Vilar
O técnico Marcelo Vilar comandará o Ferroviário no Campeonato Cearense (FOTO: Divulgação)
Ferroviário
Após dois anos na Série B do Campeonato Cearense, o Tubarão da Barra conseguiu retornar à elite do Estadual. Apesar da campanha irregular em 2016, e não conseguindo em campo o retorno para a primeira divisão, o time coral disputará este ano o Estadual após a desistência do Alto Santo.
O grupo do Ferroviário já conta com 20 atletas no elenco. A estreia acontece contra o Fortaleza, no Clássico das Cores. Para fazer uma boa campanha, a diretoria do Ferroviário apostou na contratação do técnico Marcelo Vilar.
Para ajudar Vilar, medalhões ficaram na Barra, como o lateral-esquerdo Vitor Cearense e o volante Erandir. Com esperança de boas atuações e gols, o Peixe apostará na jovem revelação, destaque da Série B 2016, o meia-atacante Valdeci. O time coral estreia contra o Fortaleza, no próximo domingo (15), às 16h, na Arena Castelão.
Uniclinic
Vice-campeão do Cearense em 2016, a Águia da Precabura quer novamente chegar bem no Estadual. A bela campanha na temporada passada deu direito ao time de disputar a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil deste ano.
Com passagens por Ceará e Icasa, a esperança de gols fica por conta do atacante Preto, que é um dos remanescentes da equipe que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. O técnico do clube este ano é o experiente Vladimir de Jesus, que tem passagens por Tiradentes, Ferroviário e Icasa.
O Uniclinic estreia na temporada 2017 no próximo sábado (14), contra o Guarany de Sobral, às 15h30, na Arena Castelão.
Tiradentes-Tigre-Sergio-Alves
O técnico Sérgio Alves é o novo comandante do Tigre (FOTO: Reprodução/Facebook)
Tiradentes
O Tigre da PM resolveu apostar em nomes que fizeram sucesso por aqui. No comando técnico um ídolo da torcida do Ceará, o ex-jogador Sérgio Alves. Além dele, o volante Michel é outro reforço da equipe que terá a experiência como principal fórmula para tentar surpreender no campeonato.
Além deles, Valdir Papel também faz parte do elenco do Tiradentes para essa temporada. A equipe conta com 30 atletas para a disputa do Estadual. O Tigre estreia dia 18 de janeiro, contra o Itapipoca, às 22h, na Arena Castelão.
Luiz-Carlos-Guarany-Sobral
O “Imperador” voltou ao Guarasol (FOTO: Reprodução/Instagram)
Guarany de Sobral
Após ter sido acusado de não apresentar os documentos no prazo necessário, o Guarany de Sobral conseguiu a regularização e ficou apto para a disputa do certame.
No elenco, a volta de três ídolos, os atacantes Wanderley, “Imperador” Luiz Carlos e o volante Ricardo Baiano. Na comissão técnica permanece Júnior Cearense.
Para organizar fora dos gramados, o Cacique do Vale apostou na contratação do gerente de futebol Fred Gomes, que estava na equipe do Remo. O Bugre estreia contra o Uniclinic no sábado (14), na Arena Castelão, às 15h30.
Guarani de Juazeiro
A equipe chegou às semifinais em 2016 e terminou o campeonato na terceira colocação do Estadual. O técnico Washington Luís optou por valorizar pratas da casa, mas não abriu mão de reforçar seu time com jogadores que já passaram pela região, como é o caso do atacante Ítalo, de 32 anos, que já atuou no rival Icasa.
O novo reforço da equipe trabalhou com o Washington no Iguatu, quando disputaram a Série B do Campeonato Cearense. O atleta marcou quatro gols e foi titular durante toda a competição. O Leão do Mercado estreia no sábado (14), contra o Horizonte, no Romeirão, às 15h30.
Maranguape-Gaviao-Serra
O Gavião da Serra sempre faz uma campanha regular nos Estaduais (FOTO:Edinardo Abreu/Assessoria de Imprensa)
Maranguape
O Gavião da Serra, que terminou em sexto lugar no Campeonato Cearense, já está há quase um mês se preparando para a estreia no Estadual. A equipe levará os jogos para Horizonte, no estádio Domingão.
Albano é o único atleta remanescente da temporada de 2016. O time da Região Metropolitana também optou por experiência e acertou a contratação do atacante Adriano, que já defendeu o Gavião em 2013.
Cria da base do Fortaleza, o atleta tem passagens por São Caetano, Santo André e CRB. O time estreia fora de casa, contra o Itapipoca no domingo (15).
Itapipoca
O time começou a pré-temporada com 22 jogadores. O time do técnico Neto Maradona traz jogadores conhecidos do futebol cearense, como o meia Ribinha, com passagem pelo Tiradentes. Como referências, o Moleque Travesso tem em seu elenco o meia Elanardo e o ataque Marciel.
Elanardo tem passagens por times como Paysandu, Sampaio Corrêa, Mogi Mirim e Cuiabá. No futebol cearense, participou da campanha da Copa do Brasil de 2011 do Horizonte. Já Marciel é a esperança de gols. Com passagem pelo Fortaleza, o atacante foi um dos artilheiros do Estadual de 2013, com 15 gols.
A estreia da equipe acontece no domingo (15), contra o Maranguape, no estádio Perilo Teixeira, às 16h.
Horizonte-
O Horizonte está de volta à elite após um ano na Série B do Cearense (FOTO: Divulgação)
Horizonte
Sempre fazendo boas campanhas nos últimos anos, em 2015 o Galo do Tabuleiro caiu para a segunda divisão, mas conseguiu o acesso no ano seguinte. O grande reforço é a continuidade do experiente técnico Roberto Carlos, que segue no comando do Horizonte.
Como referência, o Horizonte aposta no retorno do atacante Isac, de 31 anos. Além do Galo, o jogador já atuou por Icasa, Ceará, Guarany de Sobral, CRB, e Botafogo/SP.
O time estreia contra o Guarani de Juazeiro, no domingo (15), no estádio Romeirão (caso esteja liberado), em Juazeiro do Norte, às 15h30.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato